IMO E WISTA International lançam as primeiras mulheres na pesquisa marítima

A pesquisa IMO e WISTA International irá obter dados de base sobre o número de mulheres e suas posições nos campos marítimos

A Organização Marítima Internacional (IMO) e a Associação Internacional de Transporte e Comércio de Mulheres (WISTA International) lançaram o Mulheres no Marítimo - IMO e WISTA International Survey 2021 para examinar a proporção e distribuição de mulheres que trabalham no setor marítimo, a partir do apoio funções para cargos de nível executivo.

O levantamento faz parte de uma série de atividades que visam lançar as bases para novas discussões sobre como construir uma força de trabalho mais diversificada no setor marítimo, essencial para um futuro sustentável. Os dados obtidos pela pesquisa ajudarão a construir uma imagem da diversidade e igualdade de gênero no setor.

O lançamento do estudo segue-se à assinatura, em 2020, do Memorando de Entendimento IMO-WISTA (MoU) sobre a promoção de uma maior diversidade e inclusão através de atividades de cooperação reforçada no setor marítimo. O MoU foi assinado pela IMO e pela WISTA International, uma organização internacional cuja missão é atrair e apoiar mulheres ao nível da gestão, nos setores marítimo, comercial e logístico. O MoU visa estabelecer uma estrutura para a IMO e WISTA para promover a diversidade de gênero e inclusão como fatores vitais para fornecer um futuro sustentável para a indústria de transporte marítimo em todo o mundo.

O Secretário-Geral da IMO, Kitack Lim, disse: “Diversidade em questões marítimas. O empoderamento das mulheres alimenta economias prósperas em todo o mundo, estimula o crescimento e o desenvolvimento e beneficia a todos que trabalham na comunidade marítima global e além. Precisamos de dados sólidos sobre a participação feminina, pois isso nos permitirá rastrear e quantificar nossas ambições em um setor tradicionalmente dominado por homens. Tenho o prazer de convidar todos os Estados-Membros e as partes interessadas marítimas a participarem neste importante inquérito.”

Despina Panayiotou Theodosiou, Presidente da WISTA International disse: “Ter dados comparáveis é um componente chave na hora de criar programas e propor políticas que irão aumentar a participação das mulheres no transporte marítimo. É um passo essencial para a criação de um ambiente mais diversificado e inclusivo em nosso setor. Com nosso alcance global, podemos ampliar a força desta pesquisa para mostrar resultados reais e apoiar nosso esforço em direção a um setor marítimo inclusivo.”

Além da pesquisa recém-lançada, outras iniciativas no âmbito do IMO-WISTA MoU incluem o desenvolvimento de um banco de dados de mulheres especialistas em uma ampla gama de assuntos marítimos que estão disponíveis para palestras. Isso contribuirá para painéis mais diversos. 

Outro objetivo principal do MoU IMO-WISTA é fortalecer a cooperação e compartilhar as melhores práticas entre as associações regionais de Mulheres em Associações Marítimas (WIMAs) estabelecidas pela IMO e as Associações Nacionais WISTA (NWAs) da WISTA International.  WISTA terá um papel importante ajudando a IMO a chegar às mulheres na indústria marítima e às empresas, para encorajá-las a preencher a pesquisa. Em 2019, a Assembleia da IMO adotou a Resolução A.1147 (31) sobre Preservar o legado do tema Marítimo Mundial para 2019 e Alcançar um Ambiente de Trabalho Sem Barreiras para Mulheres no Setor Marítimo (link), que insta a ação firme nos próximos anos para promover a igualdade de gênero em todo o setor marítimo e ajudar a criar um ambiente de trabalho favorável que abrace a igualdade, a diversidade e reduza o preconceito.

A resolução foi adotada após um ano de ação para promover a diversidade sob o tema Marítimo Mundial, “Empoderando as mulheres na comunidade marítima”.

Mulheres na pesquisa marítima

A pesquisa IMO e WISTA International está aberto aos Estados Membros da IMO, IGOs, ONGs, empresas públicas e privadas do sector marítimo e estabelecimentos de formação marítima. Existem dois inquéritos separados a preencher pelos Estados-Membros e pela indústria. 

Para acessar a pesquisa, siga os links abaixo.

Para os Estados-Membros

Para a indústria e ONGs / IGOs

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.