Relatório Datamar destaca os principais acontecimentos do período

Balança comercial, infraestrutura e sustentabilidade estão no relatório que divulga as análises ilustradas com tabelas e estatísticas do setor


O relatório semanal DamarWeek comenta os assuntos em pauta no comércio exterior brasileiros, alguns deles já abordados em edições anteriores do Guia Marítimo, ilustrando os dados com gráficos e tabelas analíticas especializadas em cada segmento.

Balança Comercial

Entre os pontos principais destacados na semana pelo DatamarWeek está o aumento das exportações brasileiras de automóveis, a notáveis 116% somente em janeiro deste ano, na comparação com o mês anterior, impulsionadas por acordos bilaterais com países latino-americanos, como México e Colômbia, assim como os 14% de aumento no embarque de carne de frango do Brasil, desta vez na comparação entre janeiro de 2015 e janeiro de 2014. Em valores, o aumento chegou a 40,4% por conta da diferença cambial, o que se deve a melhorias sanitárias que possibilitaram vendas para alguns países estratégicos, como Egito, Emirados Árabes Unidos, Kuait, China e Hong Kong.

Ainda dentro da pauta de exportações, DatamarWeek lembra que a China publicou no dia 04 deste mês uma autorização para que 17 novos frigoríficos brasileiros exportem carnes ao país, como resultado de uma missão técnica chinesa realizada em junho do ano passado.

A produção do café brasileiro, por outro lado, é apontada pelo relatório como vítima das condições climáticas desfavoráveis que resultaram em quebra de safra e redução nas exportações, na ordem de 13,4% em relação ao mesmo período do ano passado.


O mercado de grãos pode ter boas perspectivas pela frente: de acordo com o DatamarWeek, a restrição decretada pela autoridade sanitária russa sobre a compra de soja e milho provenientes dos Estados unidos a partir de 15 de fevereiro, alegando fitossanitárias em ambos os casos pode beneficiar as exportações brasileiras. Em entrevista, o ministro da agricultura da Rússia informou à imprensa que o país pretende substituir as importações norte-americanas por commodities oriundas da América do Sul, principalmente do Brasil, o qual é hoje o segundo maior produtor e exportador da oleaginosa.


O relatório também destaca as exportações de soja e milho pelos portos do Arco Norte, (Itacoatiara (AM), Santarém e Vila do Conde (PA), Itaqui (MA) e Salvador (BA)), as quais cresceram 54% na capacidade de escoamento de grãos e agora representam também 21% do total embarcado pelo país.

Sustentabilidade

Os destaques do mês, na visão do DatamarWeek, incluem o início do processo de reestruturação do terminal marítimo da empresa norte-americana ADM, localizado no porto de Santos, num investimento de R$287 milhões que pretende reduzir em até 80% o impacto ambiental de suas operações na região, para assim negociar uma prorrogação em seu contrato de arrendamento, que expira em 2017. Leia no Guia Marítimo desta edição outras iniciativas de sustentabilidade.

Terminais

Conforme noticiado também pelo Guia Marítimo, o DatamarWeek relembra a publicação de dois decretos que definem os novos traçados das linhas poligonais dos portos de Paranaguá e Antonina, no Paraná, com os quais se abre caminho para a implementação de pelo menos três novos Terminais de Uso Privativo (TUPs).

A construção e exploração de um novo terminal portuário no Rio de Janeiro também foi autorizada pelo governo federal em benefício da empresa Brasil Port Logística Offshore, que investirá R$ 610 milhões no Terminal de Uso Privativo (TUP) em São João da Barra, município na área do Porto do Açu.


Ferrovia

DatamarWeek menciona a aprovação dos estudos de viabilidade para concessão do trecho ferroviário que vai de Sinop (MT) a Miritituba (PA), também conhecido como "Ferrogrão". A ferrovia de 930Km de extensão tem custo previsto de R$11,5 bilhões e terá capacidade para escoar 30 milhões de toneladas de grãos por ano do Mato Grosso até os portos do Norte do país, representando uma possível redução de até 40% sobre os valores de frete.


Para ter acesso ao relatório DatamarWeek, entre em contato com a empresa.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.