Ternium desenvolve projeto de reengenharia de transporte de placas de aço

Aumento da produtividade do carregamento de navios, redução de custos com a operação e menor tempo do ciclo logístico estão entre as vantagens do projeto de Reengenharia Logística de Placas.

Você já ouviu falar em Reengenharia Logística de Placas? Idealizado pela Engenharia Industrial e pelo Pátio de Placas, o projeto aumentou a produtividade e a eficiência do transporte de placas até o porto a partir da criação de um dispositivo de engate automático para acoplar e desacoplar pallets e carretas, eliminando tempos ociosos no processo.

O novo sistema eliminou a necessidade do Operador Logístico aguardar o carregamento e o descarregamento das placas. Agora, essas ocorrem durante o deslocamento do colaborador no trajeto pátio - porto - pátio.

Funciona da seguinte forma: no pátio uma carreta é acoplada a um pallet carregado de placas. Chegando ao porto, o operador desacopla o pallet, liberando o descarregamento das placas. Ele então acopla a carreta a um novo pallet vazio e durante o trajeto de retorno um novo carregamento é preparado no pátio de placas, ficando à espera do operador.

O Projeto de Reengenharia Logística de Placas tem como objetivo aumentar a capacidade de carregamento de navios de 16 mil para 22 mil toneladas por dia e incrementar 1,7 mil tonelada por dia no carregamento ferroviário.

Segundo cálculos da Engenharia Industrial, o novo sistema vai baixar o ciclo logístico - ou seja o tempo de duração do carregamento no pátio até o descarregamento no porto - de 130 para 85 minutos. Já o tempo máximo de operação acopla desacopla será de até 3 minutos.

REDUÇÃO DE CUSTOS

Aumento da capacidade de carregamento de navios de 16 mil para 22 mil toneladas por dia.

Redução projetada de tempo de embarque de navios de 4,5 para 3,5 dias.

Redução do número de carretas na operação, de 17 para 12.

Liberação de recursos para carregamento ferroviário, de 5 conjuntos (carretas/pallets).

Redução do ciclo logístico de 130 para 85 minutos.


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