Vendemmia completa 10 anos e anuncia ferramenta tecnológica que traz maior visibilidade e produtividade para a gestão logística

Vendemmia chega aos 10 anos consolidando sua atuação como uma operadora logística 4PL e anuncia novidades, como uma tecnologia que estará disponível primeiro para os seus clientes e, depois, como um serviço comercializado para outras empresas logísticas

A Vendemmia, operadora logística 4PL, comemora uma década de história neste mês de maio. A empresa aproveita a data para anunciar uma novidade: o lançamento da plataforma digital, Vendemmia Analytics, que irá concentrar todas as informações logísticas dos processos contratados, além de permitir a comunicação rápida com os clientes e acompanhamento real time de todo o fluxo em um único ambiente.

Uma tecnologia única no país, a Vendemmia Analytics poderá ser acessada online e estará disponível também por meio de app (disponíveis para IOS e Android). Além dela, a empresa também criou um serviço de WhatsApp Business, em que os clientes podem tirar dúvidas sobre a sua operação de forma rápida e na palma da mão.

"Acreditamos que as novidades tornarão a interação com os nossos clientes ainda mais ágeis e nos darão um ganho de produtividade em torno de 30%", explica Luciano Ricci, sócio-fundador e CEO da Vendemmia. Ele também completa, dizendo que a plataforma é um serviço único no mercado brasileiro: "não temos hoje no país uma ferramenta que concentra todo o fluxo logístico em um único ambiente. Existem iniciativas parecidas, porém fracionadas. Nada com esse alcance de visibilidade do processo inteiro. Com a Vendemmia Analytics, nosso cliente pode acompanhar desde a retirada da sua carga no exterior até o traslado marítimo, chegada ao Brasil, desembaraço aduaneiro, armazenagem e entrega ao destino final com rastreabilidade e visibilidade".

O Vendemmia Analytics foi desenvolvido internamente, testado e homologado com alguns clientes da Vendemmia por cerca de três meses. A ferramenta faz uso de diversas tecnologias de inteligência artificial, machine learning, conectividade, entre outras.

A plataforma e o canal de comunicação por WhatsApp estarão disponíveis para todos os clientes Vendemmia ainda maio, mas Luciano afirma que existe um plano de expandir a atuação e vender o serviço para o mercado logístico. "Depois que estivermos com a operação consolidada e com tempo de maturação, queremos que a Vendemmia Analytics seja um produto para ofertarmos para outros operadores logísticos, ampliando nosso portfólio e também nossos mercados de atuação".

A Vendemmia Analytics vem somar à atuação 4PL da empresa. O 4PL olha o processo logístico como um todo e desenha um modelo único, que permite maximizar os ganhos de maneira geral. "Ao trabalhar com diversos fornecedores logísticos, cada um deles vai olhar para uma parte da operação, buscando as mais diversas melhorias nessa etapa específica, o que pode levar a onerar os demais componentes da cadeia logística ou não se atentar para outras possibilidades. O 4PL traz mais benefícios fiscais, aduaneiros, logísticos e financeiros, com um vasto menu de possibilidades de serviços", comenta Ricci.

Nova fase

Um pouco antes de comemorar sua primeira década de história, a Vendemmia entrou numa nova fase, quando anunciou a nova marca e novo modelo de negócio. A Vendemmia tem sua origem no comércio exterior, mas ao longo da sua jornada veio verticalizando seus serviços e, em 2016, criou a Nest Armazém. Em 2018, nasceu a Nest Transportes e em 2020, com o reposicionamento da Vendemmia, essas unidades de negócios viraram uma única empresa.

Em 2021, além do Vendemmia Analytics, a empresa entra também em uma fase de crescimento e expansão, com novas unidades de armazéns nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Pernambuco, a serem inauguradas até o fim do ano. O grupo amplia sua atuação e investimentos, com previsão de dobrar seu faturamento pelos próximos dois anos. "Acreditamos que escutar o mercado é a única forma de continuar oferecendo os melhores serviços. Por isso, procuramos compreender as necessidades dos nossos clientes e a realidade do mercado que eles estão inseridos para encontrar as melhores soluções", diz Luciano Ricci.



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