Costa Brasil lança solução para cargas refrigeradas no Norte e Nordeste
Empresa se torna o primeiro OTM com infraestrutura dedicada ao segmento reefer em Manaus.
A Costa Brasil anunciou o lançamento de sua nova solução logística para cargas refrigeradas e congeladas, com foco estratégico nas regiões Norte e Nordeste. A iniciativa atende à crescente demanda de segmentos como hortifrutis, proteínas de origem animal e pescados sazonais, oferecendo controle preciso de temperatura, segurança operacional e rastreabilidade ponta a ponta.
O serviço foi estruturado para garantir maior previsibilidade, redução de desperdícios e tempo otimizado na entrega ao consumidor final. Para isso, a companhia investiu em uma infraestrutura inédita entre os Operadores de Transporte Multimodal (OTMs) que atuam na região Norte, incluindo equipes treinadas por especialistas do segmento reefer, tomadas dedicadas para segurança operacional e áreas exclusivas para parceiros em seu centro logístico de Manaus.
O complexo logístico conta com 24 mil m² de capacidade de pátio, mais de 6 mil m² de armazém e capacidade para armazenar mais de 2.500 TEUs em contêineres. Entre os diferenciais, estão equipamentos especializados para atender demandas de setores como siderurgia e linha branca.
“A ampliação do portfólio é uma das prioridades estratégicas da Costa Brasil. O investimento em estrutura em nossos terminais e armazéns de Manaus nos torna o primeiro OTM a operar com infraestrutura física dedicada ao segmento reefer na região, um passo importante tanto para a empresa quanto para o desenvolvimento do modal na região”, afirmou Audrinha Nascimento, diretora comercial da Costa Brasil.
Com R$ 15 milhões investidos em logística em 2025 — o dobro da média dos últimos quatro anos — a nova solução é vista como um vetor para diversificação da base de clientes, expansão para novos nichos e aumento de receita nos próximos trimestres.
A decisão de entrar no segmento reefer foi embasada por estudos de mercado que apontam o potencial da cabotagem para cargas com controle de temperatura, especialmente em Manaus, onde o modal responde por até 80% do volume total de cargas frigorificadas. Além disso, dados do setor reforçam a oportunidade: o Brasil é o maior exportador e o segundo maior produtor mundial de carne de frango, enquanto o mercado de frutas e hortifrutis movimenta mais de 42 milhões de toneladas ao ano, sendo mais de 90% destinado ao consumo interno.
“Acreditamos que a especialização é o caminho. Nossa equipe dedicada ao segmento reefer foi formada com profissionais experientes no transporte de perecíveis. Mais do que transportar, queremos ser os olhos dos nossos clientes, acompanhando a carga desde a origem até o destino, com controle contínuo de temperatura e segurança da cadeia do frio”, destacou Nascimento.

Notícias do dia
-
Logística
Novas regras da ANTAQ e Receita Federal alteram cobrança de sobrestadia
-
Cabotagem
Log-In atinge recordes de receita e EBITDA no 2º trimestre
-
Ferroviário
VLI reduz 8,6% o consumo de combustível no Corredor Norte e evita emissão de 3 milhões...
-
Comércio Exterior
Brasil acelera diversificação das exportações e mira novos mercados na Ásia e Europa
-
Logística
Costa Brasil lança solução para cargas refrigeradas no Norte e Nordeste
-
Terminais
APM Terminals Pecém registra alta de 38,75% e mira novo recorde anual em 2025
Seja o primeiro a comentar
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.