Parceria entre DHL e CMA CGM acelera logística marítima de baixo carbono

DHL Global Forwarding e CMA CGM avançam na descarbonização do transporte marítimo com uso de biocombustível

A DHL Global Forwarding e a CMA CGM anunciaram uma parceria estratégica na descarbonização do transporte marítimo de contêineres. As duas companhias irão utilizar conjuntamente 8.990 toneladas métricas de biocombustível de segunda geração (UCOME), que permitirá uma redução estimada de 25 mil toneladas de CO₂ equivalente nas emissões do frete marítimo associado ao serviço GoGreen Plus, da DHL.

A iniciativa amplia as opções para que embarcadores reduzam, de forma concreta, a intensidade de carbono de suas cadeias logísticas internacionais, ao mesmo tempo em que acelera a adoção de combustíveis alternativos no transporte marítimo global.

“Essa colaboração representa mais um marco em nossa missão de promover cadeias de suprimentos de baixo carbono”, afirma Casper Ellerbaek, Head Global de Ocean Freight da DHL Global Forwarding. “Ao utilizar combustíveis marítimos sustentáveis, ajudamos nossos clientes a alcançar suas metas climáticas e impulsionamos avanços reais na descarbonização do setor.”

Transporte marítimo com menor pegada de carbono

A parceria combina o GoGreen Plus, da DHL, com o ACT+, solução de transporte de baixo carbono da CMA CGM. Na prática, a CMA CGM será responsável pelo abastecimento físico do biocombustível em sua frota, enquanto a DHL aplica o modelo Book & Claim, garantindo que os benefícios ambientais sejam atribuídos aos embarques contratados por seus clientes.

Por meio do GoGreen Plus, os embarcadores podem optar por soluções baseadas em combustíveis marítimos sustentáveis, alcançando reduções de até 80% nas emissões de gases de efeito estufa (GEE) em comparação ao uso de combustíveis marítimos convencionais, considerando todo o ciclo “well-to-wake”.

Compromisso conjunto com o Net Zero

A parceria reforça as metas climáticas de longo prazo das duas companhias. A DHL tem como objetivo atingir emissões líquidas zero até 2050 em todas as suas operações. Já a CMA CGM, segundo Olivier Nivoix, vice-presidente executivo de Shipping do grupo, destaca que a parceria demonstra como a cooperação entre grandes players pode acelerar a transição do setor.

“O ACT+ oferece soluções confiáveis e escaláveis, apoiadas por uma frota preparada para operar com combustíveis alternativos. Desde 2008, a CMA CGM já reduziu em 57% a intensidade de carbono de suas operações marítimas e segue investindo fortemente em biocombustíveis e navios dual fuel, com o compromisso de alcançar o Net Zero até 2050”, afirma o executivo.

As duas empresas informaram que continuarão avaliando novas oportunidades para ampliar o uso de combustíveis de menor impacto ambiental e desenvolver iniciativas conjuntas voltadas à descarbonização das cadeias globais de suprimentos.

Soluções voltadas ao mercado

O ACT+, da CMA CGM, foi desenvolvido para atender à crescente demanda dos clientes por soluções logísticas mais sustentáveis. A iniciativa permite reduções de emissões de 10%, 25%, 50% ou até 83%, com base no uso de biocombustíveis de segunda geração, complementadas, quando necessário, por soluções de compensação de carbono.

Já o GoGreen Plus, da DHL, integra a estratégia global do grupo para descarbonizar suas operações logísticas, utilizando combustíveis sustentáveis e tecnologias de baixo carbono. O modelo Book & Claim possibilita que a substituição de combustíveis fósseis ocorra diretamente na rede logística da DHL, mesmo que a carga específica não seja transportada fisicamente pelo ativo abastecido com combustível sustentável, garantindo rastreabilidade e credibilidade ambiental aos clientes.



Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.