Log-In apoia vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul com transporte gratuito de doações

Segundo dados recém-divulgados pela Defesa Civil, mais de 90% das cidades do Rio Grande do Sul foram afetadas pelas intensas chuvas. Estima-se que as enchentes tenham impactado a vida de 2,3 milhões de moradores em 478 municípios. Em resposta a essa crise, a Log-In tem desempenhado um papel crucial, realizando o transporte voluntário e gratuito de doações por meio de modais marítimo e rodoviário. A empresa está enviando itens essenciais como água, alimentos, produtos de higiene e roupas para as comunidades afetadas.

A operação teve início em 6 de maio e, até agora, cerca de 600 toneladas de doações já foram entregues. Marcus Voloch, Vice-presidente de Navegação da Log-In, destacou que a decisão de apoiar a região foi motivada pelo agravamento da situação e pela necessidade de intensificar a corrente de apoio de órgãos públicos e privados. “Como uma empresa feita por brasileiros e para brasileiros, reconhecemos nosso compromisso com o desenvolvimento do país e o cuidado com a nossa gente. Começamos esse serviço em parceria com um de nossos clientes, inicialmente para envio de água à base da Defesa Civil, em Porto Alegre. A partir daí, nos colocamos à disposição para transportarmos outras doações, e novas demandas foram surgindo em vários portos do País, que buscamos, a todo custo, atender”, afirma Voloch.

Luiz Facco, Gerente de Backoffice da Log-In, que está à frente da iniciativa operacional, reforça o compromisso da empresa em continuar atendendo às demandas de doações por tempo indeterminado. “Estamos empenhados em conciliar nossas operações do dia a dia com a demanda das doações. Além disso, estamos emprestando equipamentos e contêineres aos nossos fornecedores, a fim de contar com seu apoio para potencializarmos ainda mais as entregas”, comenta.

A logística das entregas

As operações de transporte de doações começaram com trajetos rodoviários no Estado de São Paulo. Facco relembra que a parceria com o Fundo Social de Santos permitiu transferir as doações em caminhões da Tecmar até o Fundo Social do Estado de São Paulo, para posterior distribuição ao Rio Grande do Sul. Com o aumento das demandas, a Log-In viabilizou diversas entregas utilizando modais marítimo e rodoviário para garantir que as doações chegassem aos destinos finais nas cidades do Sul do país.

A flexibilidade na utilização da malha de caminhões da Tecmar foi crucial para a agilidade da operação. Além disso, a Log-In disponibilizou contêineres para instituições governamentais como Marinha e Força Aérea, além de companhias aéreas privadas e autoridades portuárias, que têm promovido campanhas de arrecadação de doações. Essas doações são transportadas até os portos e embarcadas em navios da Log-In, que efetuam cabotagem até os portos do Sul, onde são entregues aos Centros de Distribuição locais.

Facco também destacou que as flexibilizações das normas regulatórias têm permitido maior agilidade na entrega das doações. “Entre as mudanças, destacam-se as adotadas pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e pela Receita Federal, relacionadas à flexibilização regulatória, nas emissões de documentos e de fiscalização”, explica.

Mobilização interna

Internamente, a Log-In Logística Integrada tem fomentado o espírito colaborativo entre seus mais de mil colaboradores. A companhia lançou uma iniciativa para unir os funcionários na arrecadação de fundos que serão enviados em apoio ao Rio Grande do Sul, comprometendo-se a dobrar cada contribuição feita. “Queremos movimentar, também, nossos profissionais para contribuir a esta importante causa, dobrando os recursos para apoiar a população gaúcha, que neste momento, precisa do nosso apoio”, finaliza Voloch.


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