Novo Gateway alfandegado DHL no aeroporto de Viracopos

Visitamos o mais recente investimento da DHL Express para aumentar a capacidade de processamento de cargas importadas no Brasil

Acompanhando a modernização e inovação tecnológica da Receita Federal, a DHL Express no Brasil apresentou suas novas instalações no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, SP. O projeto foi concebido para inicialmente receber, separar, liberação alfandegária e redistribuir as cargas de duas aeronaves próprias, com seis viagens semanais entre os Hubs em Miami e Campinas. Dessa forma, atende ao fluxo de cargas de seus clientes dos EUA, Ásia e América Latina. As cargas vindas da Europa, por ora, chegam em voos comerciais.

Em uma área de 2,5 mil metros quadrados, a nova instalação de R$ 23 milhões operará 24 horas por dia e conta com tecnologia embarcada que permite o monitoramento de 100% da área, escaneamento de todas as cargas para controle e desembaraço remoto pela Receita Federal e estações de emissão de boletos de impostos de importação nas esteiras de transporte, garantindo maior eficiência, agilidade e segurança.

A instalação possui áreas restritas para cargas perigosas e refrigeradas, salas para órgãos de controle e espaço dedicado a cargas que exigem verificação presencial pela Receita Federal. A área de armazenagem é ampla o suficiente para situações excepcionais, mas a intenção é que as cargas tenham um fluxo de passagem inferior a três dias. Esse tempo poderá ser reduzido com a implementação do desembaraço nas nuvens (durante o voo), antes da chegada física das cargas.

O espaço é monitorado por 176 câmeras cobrindo toda a área.

A sustentabilidade também foi considerada. O prédio é equipado com 164 placas solares, iluminação 100% LED para a noite e telhas de iluminação natural para o dia, reduzindo o consumo de energia em 46%. Além disso, possui um sistema de captação de água para reuso, otimizando o consumo e contribuindo com a sustentabilidade.

Para a fase de distribuição interna, o complexo possui esteiras de redirecionamento regional e cinco docas para embarque em caminhões para todos os destinos no Brasil.

A DHL Express possui certificados nacionais e internacionais de conformidade e segurança, como o TAPA e OEA, e o sistema de monitoramento sempre operará em conformidade com as normas da Receita Federal e de seus clientes.

O projeto prevê a criação imediata de 62 empregos, com um crescimento de 15% previsto com a expansão de voos, somando-se aos cerca de 400.000 colaboradores do grupo em mais de 220 países.

Segundo Mirele Mautschke, CEO da DHL Express Brasil, esse projeto acompanha a modernização e inovação tecnológica em curso na Receita Federal Brasileira, integrando o Brasil à estrutura internacional da empresa, agilizando o comércio exterior do país com segurança.

Dessa forma, a DHL Express, do Grupo Deutsche Post DHL, líder global do setor de logística que gerou mais de 66 bilhões de euros em 2020, consegue operar sua logística de forma fluida, controlada e integrada globalmente.

O Gateway já está pronto para operar e será inaugurado assim que o alfandegamento pela Receita Federal estiver concluído.

Durante nossa visita, observamos um grande avanço na tão esperada agilidade e segurança do comércio exterior brasileiro.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.