thyssenkrupp nucera fornece os eletrolisadores para H2 Green Steel para construir uma das maiores usinas integradas de aço verde da Europa
A thyssenkrupp nucera firmou parceria com a H2 Green Steel na construção da primeira usina de aço verde em grande escala na Europa. Os módulos de eletrólise padronizados “scalum” de 20 MW do fornecedor de tecnologia de eletrólise líder mundial para produzir hidrogénio verde permitirão uma capacidade instalada de mais de 700 MW. Isto também criará uma das maiores fábricas de eletrólise de água da Europa.
O hidrogénio verde alimentará uma nova fábrica de aço totalmente integrada, digitalizada e orientada para o ciclo em Boden, no norte da Suécia. As operações estão previstas para começar no final de 2025, com ramp up programado para 2026. Na fase inicial, a unidade produzirá 2,5 milhões de toneladas de aço verde e até 2030 deverá aumentar para cerca de 5 milhões de toneladas. Os produtos de aço verde já têm uma procura excepcionalmente elevada por parte da indústria automóvel, que será assim capaz de reduzir a sua pegada de carbono de forma tão decisiva.
Na siderurgia, a start-up industrial sueca elimina o carbono prejudicial ao clima através da utilização de hidrogénio verde no processo de redução direta do ferro. Este processo não produz mais ferro-gusa líquido, mas uma esponja de ferro sólido refinada em aço bruto em um chamado forno elétrico a arco. Para a produção de aço, a H2 Green Steel utiliza hidrogênio verde produzido na planta de eletrólise diretamente na planta de Boden, onde tem um fornecimento constante de eletricidade renovável (hidrelétrica e eólica).
A tecnologia de eletrólise de água alcalina usada para produzir hidrogênio verde para a redução direta de ferro permite que a H2 Green Steel reduza as emissões de carbono em até 95% em comparação com a produção de aço convencional, ou seja, quase zero.
"A planta de eletrólise em Boden será muitas vezes maior do que a maioria das plantas de eletrolisadores existentes atualmente. Combinar nossa forte experiência técnica com a de um eletrolisador comprovado de alto desempenho e alta eficiência como o da thyssenkrupp nucera nos dá uma sólida vantagem no crescimento verde economia do hidrogênio, que usaremos para transformar a indústria pesada com suas emissões de processo difíceis de degradar. Estamos começando com o aço em Boden, na Suécia, mas isso é apenas o começo", afirma Maria Persson Gulda, Diretora de Tecnologia da H2 Green Aço.
O H2 Green Steel visa ajudar a compensar as emissões manufaturadas e combater as mudanças climáticas. Para isso, quer impulsionar rapidamente a descarbonização necessária. É por isso que a start-up industrial se concentra em áreas onde o maior impacto pode ser causado, ou seja, indústrias difíceis de abater.
Ao realizar este ambicioso projeto amigo do clima, a H2 Green Steel escolheu um parceiro industrial com histórico comprovado em cloro-álcalis e vários outros projetos sob contrato com capacidade de produção semelhante ou até maior em eletrólise de água alcalina. Isso inclui projetos de hidrogênio verde em todo o mundo, como a instalação de uma planta de eletrólise de mais de 2 GW para a Air Products na Arábia Saudita, a entrega de uma planta para a Unigel no Brasil e uma planta de hidrogênio de 200 MW para a Shell no porto de Rotterdam.
"A H2 Green Steel fez uma declaração importante. A empresa está impulsionando consistentemente a descarbonização na indústria siderúrgica, urgentemente necessária para prevenir as mudanças climáticas, no ritmo elevado necessário. Desta forma, a indústria pode dar uma contribuição decisiva para as mudanças climáticas. Estamos ansiosos por esta cooperação”, disse o Dr. Werner Ponikwar, CEO da thyssenkrupp nucera AG & Co.
A H2 Green Steel também é a primeira empresa a reservar capacidade de produção devido à alta demanda pelas soluções da thyssenkrupp nucera no início deste ano. "O mercado de soluções de produção de hidrogénio verde está a crescer de forma muito dinâmica. As empresas precisam de reduzir os prazos de entrega através da construção contínua de capacidade, melhorando assim a planificação e a viabilidade dos projetos. Este desenvolvimento também se reflete na procura dos nossos produtos de grande escala e altamente eficientes. eletrolisadores de água com nossos módulos "scalum" de 20 MW. Ao reservar capacidades de produção, os clientes podem garantir o acesso a essas capacidades e, portanto, uma vantagem competitiva decisiva", afirma o Dr. Christoph Noeres, chefe de hidrogênio verde da thyssenkrupp nucera AG & Co. KGaA.
Discussão do Hidrogênio verde no Brasil
Vale ressaltar que no Brasil, acontece o Hydrogen Dialogue Latam, uma parceria entre Guia Marítimo, NürnbergMesse Brasil, Hiria NürnbergMesse e AHK-São Paulo.
O Hydrogen Dialogue Latam, que tem como parte da jornada o Green Logistics Summit, acredita no avanço das tecnologias de hidrogênio verde na América Latina, oferecendo uma plataforma para compartilhar insights, estabelecer parcerias estratégicas e impulsionar a inovação no setor, além das fontes de transição energética por uma matriz mais verde e descarbonização, inclusive, na logística integrada.
O Hydrogen Dialogue Latam e Green Logistics Summit, acontecerá nos dias 18 e 19 de Outubro, em São Paulo. As inscrições para o evento já estão abertas.

Notícias do dia
-
Acordos
Porto de Santos e Associação Comercial de São Paulo firmam parceria para impulsionar...
-
Portos
Armando Monteiro Bisneto busca apoio em Brasília para projetos estratégicos do Porto...
-
Cabotagem
Norcoast aposta na expansão da cabotagem com integração logística
-
Cabotagem
Aliança amplia soluções e aposta em logística multimodal para impulsionar crescimento...
-
Feira Intermodal
Rhenus Logistics estreia na Intermodal South America 2025
-
Sustentabilidade
Ambipar mostra o caminho para a sustentabilidade na Intermodal
Seja o primeiro a comentar
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.