Rhenus Logistics estreia na Intermodal South America 2025

O maior evento de logística, transporte de cargas e comércio exterior da América do Sul, a Intermodal South America, aconteceu entre os dias 22 e 24 de abril de 2025, no Distrito Anhembi, em São Paulo. E, mais um ano, o Guia Marítimo esteve presente para conferir tudo o que rolou por lá.

Uma das empresas que estreavam na Intermodal com seu stand foi a Rhenus Logistics, provedor global de soluções logísticas, que atua no Brasil há mais de 10 anos. O Guia Marítimo entrevistou, com exclusividade, Tobias Bartz, CEO do Grupo Rhenus, e Bruna Ventura, Managing Director da Rhenus Brasil, que seguem otimistas quanto às ações da empresa para 2025. Bruna foi uma das palestrantes do Interlog Summit, onde abordou o papel da logística no reposicionamento do país no cenário global, com o tema: “Neoindustrialização: logística integrando o Brasil à competitividade global”.

“Este é um ano muito bom para nós, pois anunciamos oficialmente a mudança da marca ‘Blu Logistics LATAM’ para ‘Rhenus Logistics’, após a aquisição em 2023. Essa reformulação aumentará ainda mais a presença do Grupo e a integração operacional aqui na América Latina. Sob o nome Rhenus Logistics, teremos operações na Argentina, Colômbia, Equador, México, Paraguai e Uruguai”, afirma Tobias. A mudança fortalece as operações existentes da Rhenus, além de expandir seu portfólio de serviços na região, com foco em soluções aéreas, marítimas e de armazenagem.

Para o grupo, 2024 foi um ano muito positivo globalmente. Com a quantidade de fusões no mercado nos últimos anos, a Rhenus tornou-se a maior empresa de capital familiar do setor. O grupo gerou 8,1 de Euros em receita, expandindo sua atuação para mais de 70 países.

No Brasil, a empresa criou novas filiais em vários estados, estabeleceu rotas como Miami–Curitiba e inaugurou, em março, uma nova unidade em Belo Horizonte.

“A reformulação da marca ocorre em meio a um período de crescimento significativo na região. A Rhenus Logistics LATAM, junto com a Blu Logistics LATAM, movimentou mais de 210.000 TEUs em embarques de cargas completas de contêineres. Esse crescimento foi impulsionado pela capacidade, pelas soluções de serviço e pelas eficiências operacionais proporcionadas pela rede global da Rhenus”, ressalta Tobias.

A empresa é reconhecida como um dos principais agentes de frete da região, resultado de seu forte posicionamento no transporte marítimo, especialmente na rota comercial entre o Extremo Oriente da Ásia e a América Latina.

A crescente relevância da LATAM no comércio global fica evidente no aumento dos volumes de carga provenientes da Ásia, Índia, Europa e Estados Unidos”, conclui o CEO, destacando que a estreia da Rhenus Brasil na Intermodal ocorre em um momento estratégico: a empresa registrou crescimento de 487% no mercado brasileiro, saltando da 77ª para a 11ª posição no ranking da LOGCOMEX.

“Temos como meta, até 2027, alcançar o Top 5 entre os principais players do setor, visando resultados ainda maiores por meio do ganho de market share, fortalecimento da equipe e iniciativas centradas em tecnologia e data quality. Nosso foco maior é em inovação”, revela Tobias.

“Para o Grupo Rhenus, o rebranding representa uma nova era na América Latina e reforça nosso compromisso de longo prazo com a região”, destaca o CEO. “Essa mudança reflete nosso sucesso local e nossa ambição global. Tivemos um crescimento notável e continuamos a identificar grandes oportunidades em toda a região. Além disso, a reformulação conecta a identidade compartilhada de duas empresas familiares que se unem como uma só. Isso fortalece nossa presença na América Latina e oferece aos nossos clientes maior eficiência, visibilidade e a oportunidade de expandirem seus negócios conosco, agora totalmente integrados à nossa rede global com um portfólio completo de soluções logísticas”, conclui.

“Nós reconhecemos o Brasil como um pilar estratégico para nossas operações globais, dado seu papel de liderança como maior economia da América Latina. Isso é muito relevante no comércio internacional. Esse avanço reflete o reposicionamento do país nas cadeias globais de suprimentos, impulsionado por tendências como o nearshoring e pelas recentes reconfigurações tarifárias, que vêm abrindo espaço para novas oportunidades logísticas em territórios emergentes como o Brasil”, reflete Bruna.

“É uma satisfação enorme estarmos na Intermodal neste momento de expansão no Brasil e na América Latina. O evento é, de fato, uma vitrine importante para trocarmos experiências com nossos clientes, parceiros e líderes do setor”, destaca Bruna Ventura. “Acreditamos no potencial do Brasil como um hub logístico global, especialmente diante das transformações nas cadeias de suprimentos e das novas oportunidades trazidas pelo nearshoring”, afirma.

Com mais de 40 mil colaboradores e 1.320 escritórios ao redor do mundo, a Rhenus é uma empresa familiar com decisões centradas nas necessidades dos clientes, que estão no centro de todas as etapas das operações.

Tobias e Bruna reafirmam que, segundo uma pesquisa da Allied Market Research, provedora líder de relatórios de mercado, análises e consultoria para diversos setores e regiões, a projeção é que o setor de logística movimente mais de US$ 784 bilhões nos próximos três anos na América Latina – com o Brasil na liderança do segmento.

“É fundamental termos estruturas fortalecidas em toda a América Latina. O comércio internacional é vulnerável a diversas questões geopolíticas, como demonstrado pelo fechamento do Canal de Suez em 2024, que alterou rotas marítimas e aumentou os tempos de trânsito. Ter uma presença global nos permite conectar mercados com soluções que vão além do óbvio, garantindo respostas rápidas às mudanças e desafios do cenário logístico atual. Nossa expressiva atuação na região LATAM nos ajuda a expandir os negócios e a dar suporte aos desafios do setor como um todo”, explica Bruna.

Segundo Tobias, a empresa adota a filosofia de gestão com staff local, estando preparada para os desafios que 2025 apresenta.

O grupo tem forte compromisso com a sustentabilidade e já opera, por exemplo, barcaças movidas a hidrogênio, além de manter uma das maiores frotas de veículos elétricos da Europa. Também forma parceiros logísticos na COP do Azerbaijão e pretende contribuir na COP 30 em Belém, aproveitando seu amplo estoque de contêineres disponíveis.

Desde 2023, a empresa vem investindo na abertura de mercados por meio do conceito de regionalização, reconhecendo as diferentes realidades logísticas dentro do Brasil. Por isso, entende que o fortalecimento das quatro filiais no país é essencial para oferecer expertise local e atender às necessidades específicas de cada mercado. Essa abordagem permite entregar soluções mais personalizadas e relevantes, garantindo que cada região receba o suporte necessário.

“Reconhecemos que existem muitos 'Brasis' dentro do Brasil, e que uma solução que atende o mercado de São Paulo pode não ser a mais adequada para Minas Gerais, por exemplo. Por isso, há dois anos estamos expandindo nossa presença no país, inaugurando novas sedes em polos estratégicos”, conclui Bruna.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.