Terminais integradores conectados à FCA têm aumento na carga movimentada

Ao todo, 18,5 milhões de toneladas passaram pelos terminais no ano passado, em comparação a 17,4 milhões em 2019

A VLI, controladora da Ferrovia Centro-Atlântica, tem como compromisso transformar a logística do país por intermédio da integração de modais, responsável por otimizar os processos de movimentação de cargas com ganhos em agilidade e eficiência. No ano de 2020, os terminais integradores conectados à FCA registraram um aumento de 6,3% no volume transportado em relação ao ano anterior, resultado da sólida trajetória construída pela empresa no setor logístico ao longo dos últimos 10 anos. Entre janeiro e dezembro de 2020 foram movimentados nos terminais um total de 18,5 milhões de toneladas; ante 17,4 milhões em 2019. Ao todo, são seis os terminais integradores da VLI dispostos ao longo da malha ferroviária da FCA. São eles: Terminal de Araguari (MG), Terminal de Uberaba (MG), Terminal de Pirapora (MG), Terminal de Ouro Preto (MG), Terminal de Santa Luzia (MG) e Terminal de Guará (SP).

A alta no volume transportado em 2020 foi impulsionada pelo aumento da movimentação pelo Terminal de Araguari. Em 2020 o terminal que movimenta majoritariamente fertilizantes, milho e soja registrou 5,4 milhões de toneladas circulantes; ante 5,0 milhões em 2019, uma elevação de 8% na carga movida.

Outro terminal que registrou aumento expressivo de carga movimentada em 2020 foi o Terminal de Guará. O local – que recebe açúcar a granel do interior paulista e o transporta até o Tiplam, na Baixada Santista – registrou 3,7 milhões de toneladas movimentadas ante 2,4 milhões em 2019. Um aumento de 54%.

Eficiência

O modal ferroviário é apontado por especialistas como o mais adequado para movimentar grandes volumes. Um vagão graneleiro, por exemplo, comporta, em média, mais de 70 toneladas enquanto um caminhão bi-trem carrega somente 36 toneladas. No cenário brasileiro, a prática de interligar modais (rodovia e ferrovia) representa mais velocidade no escoamento das cargas. A VLI segue com o objetivo de contribuir com o desenvolvimento da infraestrutura brasileira, otimizar sua base de ativos, integrar a cadeia logística dos clientes e promover iniciativas que possam alçar a logística brasileira a um novo patamar. 

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