Tecon Salvador atinge novo recorde mensal

Terminal baiano registrou crescimento mensal de 18,5% e 11,8% no acumulado do ano

Maior hub logístico portuário do Norte e Nordeste, o Terminal de Contêineres do Porto de Salvador registrou crescimento de 18,5% nas movimentações gerais de cargas em outubro, estabelecendo um novo recorde mensal com a soma de 39 mil TEU (medida equivalente a um contêiner de 20 pés), comparado ao mesmo período ano passado. O resultado supera outro marco alcançado também este ano, no primeiro semestre, o de maior volume mensal de contêineres movimentados desde o início das suas atividades, há pouco mais de duas décadas. Comparado ao desempenho de outubro de 2020, as exportações cresceram 18% (11,1mil TEUs), importações evoluíram 24% (7,7mil TEUs), enquanto que no acumulado do ano, as movimentação de cabotagem (trânsito de navios entre os portos brasileiros) subiram 6,4% (63,5mil TEUs).

As cargas com maior representatividade em outubro foram nos segmentos de Energia Solar (+1.585%), Polímeros (+36%) e Construção Civil: (+78%). “Ainda como destaque no mês, tivemos o desembarque da primeira remessa de trilhos para a Ferrovia de Integração Oeste-Leste - FIOL (EF-334), importados da China. O primeiro navio desembarcou 20.035 trilhos destinados ao trecho II da ferrovia, e mais dois navios são esperados ainda este ano. Foi um marco significativo para o Porto de Salvador e para a Wilson Sons, por se tratar de um projeto de grande relevância para a população e uma operação de alta complexidade”, recorda Demir Lourenço, diretor executivo do Tecon Salvador, unidade de negócios da Wilson Sons.

De janeiro a outubro deste ano, o Tecon Salvador também apresentou alta nas movimentações de cargas, com 317 mil TEUs, representando 11,8%, em relação a igual período do ano anterior, quando o volume registrado foi de 283,6 mil TEUs.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.