Ro-Ro atraca no Porto de Rio Grande
Cento e noventa e nove metros de comprimento e 32,29 metros de largura: essas são especificações do navio maltês Tongala que atracou no Porto do Rio Grande nesta sexta-feira. As dimensões impressionam até mesmo quem já está acostumado a trabalhar no setor portuário e seu enorme paredão de aço branco e vermelho pode ser visto até mesmo de alguns pontos do centro da cidade.
O navio atracou no berço seis do Porto do Rio Grande, pouco depois das 10h, vindo do Porto de Zarate, na Argentina. A operação foi acompanhada pelo resgatista do Órgão Gestor de Mão de Obra (OGMO), Juliano Quintana, e pelo técnico em segurança do trabalho da empresa Support Life, Dilson Ferreira.
Entre as atividades desempenhadas pelos profissionais está a de acompanhamento para a garantia da segurança das operações. Preparo, conhecimento de causa e olhar atento aos procedimentos fazem com que as manobras de atracação e desatracação sejam realizadas de forma segura e sem incidentes.
A escala em Rio Grande tem um objetivo bastante significativo: o último embarque de uma série de carrocerias de ônibus rodoviários da Marcopolo com destino ao México, além de tratores para a Colômbia e de 1.065 veículos, em que parte deles seguiram viagem nesta quinta-feira (5), a bordo do navio Ro-Ro RCC Antwerp.
Os veículos produzidos pela Marcopolo e exportados por Rio Grande são da nova geração de rodoviários (G8) desenvolvida pela montadora de Caxias do Sul. Desde o mês de agosto foram embarcadas carrocerias dos modelos Paradiso 1200 e Paradiso 1350, no formato Partially Knocked Down (PKD), ou seja, sem o chassi.
Nesta sexta-feira (5), foram embarcados um Paradiso 1800 DD completo e um Paradiso 1800 DD Geração 7, no formato PKD. As operações no navio Tongala foram concluídas ainda ontem para que a embarcação pudesse seguir viagem em direção a Montevidéu.
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