A escalda da Maersk para a produção de metanol verde

Para aumentar a capacidade de produção global de metanol verde, a Maersk firma parcerias estratégicas com seis empresas líderes com a intenção de fornecer pelo menos 730.000 toneladas/ano até o final de 2025. As seis empresas são CIMC ENRIC, European Energy, Green Technology Bank, Orsted, Proman e WasteFuel. Com essa capacidade de produção, até o final de 2025, a Maersk alcançará muito além do metanol verde necessário para os primeiros 12 navios de contêineres verdes atualmente encomendados.

"Para fazer a transição para a descarbonização, precisamos de uma aceleração significativa e oportuna na produção de combustíveis verdes. O metanol verde é a única solução pronta para o mercado e escalável disponível hoje para envio. A produção deve ser aumentada por meio da colaboração em todo o ecossistema e em todo o mundo. É por isso que essas parcerias representam um marco importante para iniciar a transição para a energia verde." disse Henriette Hallberg Thygesen, CEO de Fleet & Strategic Brands, A.P. Moller - Maersk.

Uma vez totalmente desenvolvidos, esses projetos de bio e e-metanol permitirão que a Maersk obtenha metanol verde em escala em várias regiões do mundo.

A colaboração e os investimentos em projetos inovadores são as formas mais importantes de alcançar uma cadeia de valor líquida zero combustível. A Maersk continuará trabalhando com um amplo grupo de empresas líderes nesses e em outros projetos para acelerar a transição urgente para a energia verde.

Parceiros no metanol verde

CIMC ENRIC, uma subsidiária da CIMC (China) - O CIMC é um grande conglomerado industrial que é parceiro da Maersk há mais de duas décadas. A CIMC ENRIC desenvolverá projetos de biometanol para a Maersk na China.

O projeto da primeira fase terá capacidade de produção de 50.000 toneladas/ano de metanol verde, a partir de 2024. A segunda fase do projeto terá capacidade de produção de 200.000 toneladas/ano com data de início a ser determinada. A matéria-prima para o biometanol serão os resíduos agrícolas. A Maersk pretende vender todo o volume produzido.

"A CIMC e a Maersk têm desfrutado de uma estreita cooperação nas últimas duas décadas. Estamos felizes que as duas partes tenham identificado outra área de colaboração. Como fabricante inteligente líder na indústria de energia limpa, a CIMC ENRIC possui uma rica experiência e tecnologia avançada. Estamos sempre comprometidos em tornar a energia mais limpa, o meio ambiente mais sustentável e criar uma vida melhor. Nossa parceria no empreendimento do metanol verde não apenas apoiará a jornada da Maersk em direção à sua meta líquida zero, mas também contribuirá em conjunto para um futuro mais verde e sustentável para o setor de transporte marítimo." disse Sr. Leo Yang, Diretor Executivo e Gerente Geral do CIMC ENRIC.

European Energy (Dinamarca) - A European Energy é uma empresa global de energia renovável e desenvolvedora de projetos (eólica, solar e Power to X). Como parceira, a European Energy produzirá e-metanol para o primeiro navio alimentador verde da Maersk, que deverá estar na água até 2023.

Eles também desenvolverão projetos de e-metanol na América Latina e nos Estados Unidos que terão um capacidade para produzir até 200-300.000 toneladas anuais de e-metanol a partir de 2025/2026.

A Maersk pretende vender todo o volume produzido em contratos de longo prazo para ajudar seus clientes a atingir suas próprias metas ambiciosas de emissão.

"Estamos muito satisfeitos em fortalecer nosso já forte relacionamento com a Maersk com esta parceria de vários anos, onde a meta anual é entregar até 300.000 toneladas de e-metanol. A indústria naval é uma parte vital nos esforços globais para reduzir as emissões de carbono e, juntamente com a Maersk, estamos liderando essa transição crucial para operar navios 100% com energia renovável." disse Knud Erik Andersen, Cofundador e CEO da European Energy.

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Green Technology Bank (China) - Criado em 2016 pelo governo chinês com a tarefa prioritária de cumprir a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. O objetivo é fortalecer a integração de tecnologia e finanças, acelerar a transformação e industrialização das conquistas tecnológicas, impulsionar a realização das metas de desenvolvimento sustentável de 2030 e explorar um modelo de desenvolvimento verde.

O GTB facilitará o desenvolvimento de projetos de biometanol na China, juntamente com os desenvolvedores de projetos a serem identificados. O primeiro projeto tem capacidade para produzir 50.000 toneladas/ano a partir de 2024, e o segundo projeto tem capacidade para produzir 300.000 toneladas/ano em data de início a ser determinada.

"Temos o prazer de apoiar a busca da Maersk por energia verde para alcançar o desenvolvimento sustentável. Colaboraremos com nossos parceiros, integraremos recursos técnicos e financeiros para estabelecer instalações na China para produzir metanol verde para a Maersk. Acreditamos que isso também contribuirá para reduzir a dependência da China de importações de energia, como petróleo e gás natural liquefeito (GNL). O metanol verde produzido dependerá inteiramente dos recursos disponíveis na China." disse Junhao Zhu, Presidente da GTB.

Orsted (Dinamarca) - Empresa global de energia renovável com atividades em energia eólica onshore, energia solar fotovoltaica, Power-to-X e eólica offshore. A Orsted tem a ambição estratégica de instalar 50 gigawatts de capacidade de energia renovável até 2030.

A Orsted desenvolverá um projeto de e-metanol nos EUA que terá capacidade para produzir 300.000 toneladas/ano a partir de 2025. A Maersk pretende vender todo o volume produzido.

"A indústria marítima enfrenta o desafio do ovo e da galinha, onde a oferta e a procura de combustíveis verdes terão de evoluir em paralelo para garantir rapidamente um desenvolvimento sustentável de combustíveis com zero emissões. A Orsted tem o prazer de fazer parceria com a A.P. Moller - Maersk para enfrentar esse desafio, ampliando a produção de combustível verde em conjunto com um líder da indústria no setor marítimo." disse Martin Neubert, Diretor Comercial da Orsted.

Proman (Suíça) - Empresa integrada de energia e a segunda maior produtora de metanol do mundo. Sediada na Suíça, com ativos nos Estados Unidos, Trinidad e Omã e expansão contínua no México e Canadá, a Proman é líder global em metanol, fertilizantes e outros produtos, como a melamina.

A Proman terá como objetivo fornecer à Maersk 100.000 – 150.000 toneladas/ano de metanol verde de sua instalação em desenvolvimento na América do Norte. O projeto será construído pela Proman com previsão de início de operação em 2025, produzindo biometanol a partir de resíduos florestais não recicláveis e resíduos sólidos urbanos.

"O compromisso líder do setor da Maersk com o metanol verde está totalmente alinhado com a crença da Proman de que o metanol deve ser uma parte fundamental da transição energética. Estamos empolgados em trazer nossa profunda experiência no setor para ajudar a cumprir as ambições ousadas da Maersk, destacando a viabilidade do metanol como combustível marítimo e trabalhando juntos para fornecer metanol verde e transporte limpo em escala global." Afirmo David Cassidy, CEO da  Proman.

WasteFuel (EUA) - A start-up sediada na Califórnia que aborda a emergência climática transformando resíduos não recuperados em combustíveis sustentáveis usando tecnologias comprovadas. 

A WasteFuel está desenvolvendo um projeto de biometanol na América do Sul que produzirá mais de 30.000 toneladas por ano a partir de 2024. A Maersk pretende vender todo o volume produzido. 

"A encomenda da Maersk de 12 navios - cada um com capacidade para 16.000 contêineres - que podem ser movidos a metanol verde é um ato de liderança sem precedentes na resposta corporativa à emergência climática. Esses navios precisam de combustível e a WasteFuel está pronta para fornecê-lo, aumentando constantemente o volume nos próximos anos." disse Trevor Neilson Cofundador, Presidente e CEO da WasteFuel.

                                                    Tabela de estimativa de capacidade de produção

                                                                                   Fonte: Maersk.




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