BTP parabeniza Marinha e SPA pela homologação de navio 366 no Porto de Santos
Em solenidade na sede da autoridade portuária, Empresa celebra o recebimento deste tipo de navio porta contêiner para ampliar a competitividade do setor
Representantes da Brasil Terminal Portuário (BTP) participaram, ontem (23), na sede da autoridade portuária, da solenidade de entrega do termo de homologação para receber navios porta contêineres de 366 metros de comprimento no canal de navegação santista. A autorização foi concedida pela Marinha do Brasil à Santos Port Authority (SPA) e aumenta o limite de 340 metros de comprimento para navios, até então os maiores permitidos para atracação.
A Empresa celebrou a conquista, destacando sua importância para um ambiente mais competitivo “Demos um importante passo na direção de elevar o Porto de Santos a um novo patamar de eficiência” afirmou Ricardo Arten, CEO da BTP. “Nós acreditamos no País, e queremos continuar investindo no desenvolvimento da infraestrutura operacional. Mas só conseguiremos atender às demandas crescentes do comércio exterior, se estivermos preparados” completou.
O navio-tipo 336 comporta um quantidade máxima de 9 mil TEUs, já geração de 366 tem capacidade de embarcar 14 mil TEUs. Em maio de 2016, a BTP enfrentou uma restrição no seu calado, causando perdas operacionais significativas pela limitação ao recebimento de navios homologados de 336m, que à época já representava cerca de 45% das escalas do terminal. “A nova homologação do 366 é um marco para o nosso setor. Contudo, ainda mais importante que essa conquista é a garantia de que teremos aprofundamento e manutenção permanente no calado, para impulsionar a efetividade na movimentação em todo o cais santista e os altos níveis de performance operacional do terminal” concluiu.
A expectativa da empresa é que a autorização para navegabilidade dos navios 366, concedida no dia de ontem, já comece a surtir efeito nos navios planejados para atender aos serviços com destino ao terminal.

Notícias do dia
-
Concessões e Licitações
Brasil terá primeira concessão hidroviária no Rio Paraguai; investimentos somam R$...
-
Concessões e Licitações
Governo prevê R$ 30 bilhões em concessões portuárias até 2026, afirma ministro Silvio...
-
Terminais
Tereos realiza maior embarque de açúcar de sua história no Tiplam, com destino à China
-
Portos
Porto do Rio de Janeiro lidera crescimento entre portos públicos no 1º semestre de 2025
-
Terminais
TCP atinge 1 milhão de TEUs em 2025
-
Logística
FM Logistic cresce 8,2% e totaliza receita de 1,86 bilhão de euros
Seja o primeiro a comentar
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.