CGG ganha força com a movimentação de grãos pelo Tegram

Terminal atingiu 32% do volume total exportado via Porto de Itaqui em 2015

O Grupo CGG bateu o recorde de exportações pelo Porto de Itaqui no ano passado. Ele movimentou um volume de 1,1 milhões de toneladas de grãos, 32% do volume total exportado pelo Tegram (Terminal de Grãos do Maranhão) no mesmo ano (4 milhões de toneladas).


2016_03_11_tegram


De acordo com o CEO do Grupo CGG, Luiz Aguiar, o terminal já é consagrado com uma obra de extremo sucesso no setor de agronegócio da região norte do País “A movimentação de grãos via Porto de Itaqui dobrou a capacidade de exportação da região. Em 2014 foram movimentadas cerca de 3 milhões de toneladas no Porto, enquanto em 2015 este volume alcançou 7,2 milhões de toneladas, acréscimo que ocorreu graças ao início das operações do Tegram, que teve início em abril do ano passado”, disse.


Para 2016, a expectativa é que o volume total de exportações pelo Tegram atinja 4,5 milhões de toneladas, sendo 1,3 milhões de toneladas movimentadas pela CGG. Vale ressaltar que a segunda fase de investimentos no Tegram, inicialmente prevista para começar em 2017, já será iniciada este ano. Com um aporte de R$ 130 milhões, a segunda etapa contará com infraestrutura para a operação de mais um berço de atracação, mais um ship-loader e ativação de uma nova linha que dobrará a capacidade da moega ferroviária, passando a descarregar 4 mil toneladas de grãos por hora.


A obra será iniciada no segundo semestre deste ano e a previsão é de que comece a operar nos primeiros meses de 2018. Após a conclusão da segunda fase, o terminal, que atualmente possui a capacidade de movimentação de 5 milhões de toneladas ao ano, será capaz de exportar 10 milhões de toneladas de grãos por ano, entre soja, milho e farelo de soja.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.