Paraná receberá novo terminal portuário

Maior área para depósito de contêineres do país, terminal deve gerar mais de 7 mil empregos diretos e indiretos. O complex será também o primeiro do país a operar sobre trilhos

Localizado em uma área de mais de 600 mil m² na cidade de Pontal do Paraná, e com investimentos aproximados de R$ 1,5 bi o novo Terminal Portuário Porto Pontal vai contar com um pátio de 450 mil m², a maior área para depósito de contêineres do país que deve gerar mais de 7 mil empregos diretos e indiretos.


O complexo será também o primeiro do país a operar sobre trilhos. Enquanto os demais portos utilizam o sistema RTG (rubber tyre gantry), o de Pontal - a exemplo dos grandes portos europeus, como o Rotterdam Gateway, o Antwerp Gateway e o Euromax Terminal Rotterdam - vai ser equipado com RMG (rail mounted gantry), guindastes de pórtico montados sobre trilhos, tendência mundial por sua eficiência e segurança.


O novo terminal portuário vai ampliar em 55% a capacidade portuária do Paraná, que passaria de 45 para 70 milhões de toneladas. Para Ricardo Bueno Salcedo, diretor do Porto Pontal, o Paraná é o único estado de todo o Brasil que possui apenas um terminal de contêineres “e o novo terminal portuário surge para, juntamente com Paranaguá, oferecer uma gama maior de serviços e atrair mais cargas para estado, fortalecendo-o como um importante polo portuário”.


Ainda segundo o executivo, enquanto, nos últimos oito anos, Santa Catarina recebeu três novos terminais - em Navegantes, Itapoá e Imbituba - o Paraná permaneceu estagnado. “O novo porto vem para tornar este cenário mais dinâmico e para contribuir com o desenvolvimento econômico e social da região”, completa.


Situado na entrada da Baía de Paranaguá, região conhecida como Ponta do Poço, o Porto de Pontal fica a uma distância de 23 km do alto-mar. Com cais de mil metros e três berços para atracação simultânea de navios, a profundidade permanente do calado é de 16 metros, mais do que o suficiente para abrigar grandes embarcações.


A primeira etapa das obras – com finalização prevista para o segundo semestre de 2017 –envolverá a implantação de dois terços da estrutura total do terminal e possibilitar a movimentação de 700 mil Teus. Operando integralmente, sua capacidade máxima de movimentação será de 2 milhões de Teus, com 56 RMG, 10 portêineres e 80 terminal tractors."Será um grande avanço no setor portuário. Mesmo com todas as dificuldades que o Brasil enfrenta, Porto Pontal simboliza a confiança que temos no futuro do país", garante Salcedo.



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