Santos Brasil investirá mais R$ 500 milhões no Tecon Santos até 2023

A Santos Brasil dá início à segunda fase do projeto de ampliação e modernização do Tecon Santos. Com investimentos que somam R$ 500 milhões, a Companhia ampliará a capacidade de pátio do terminal em 600 mil TEUs (unidade de medida equivalente a um contêiner de 20 pés) e a capacidade de cais em 200 mil TEUs. Após a conclusão desta segunda etapa, prevista para 2023, a capacidade total do Tecon Santos será de 2,6 milhões de TEUs por ano. Em uma terceira fase, a empresa investirá mais R﹩ 600 milhões até 2031 para levar o terminal a uma capacidade de 3 milhões de TEUs por ano, concluindo desta forma os investimentos de R$ 1,55 bilhão previstos no contrato de prorrogação antecipada do terminal. A primeira fase do projeto de ampliação e modernização do Tecon Santos foi oficialmente entregue no último dia 26/11 e contou com investimentos da ordem de R$ 450 milhões.

Em uma iniciativa pioneira no país, o projeto prevê a compra de equipamentos automáticos, começando com os e-RTGs (guindastes móveis) já nesta segunda fase. Contempla também instalações no prédio administrativo para realizar a operação remota, aumentando a segurança operacional, elevando a produtividade e oferecendo mais conforto aos operadores que passarão a controlar à distância os equipamentos quando a automação estiver completa, na terceira fase.

Uma das principais obras previstas nesta segunda fase é a construção de um novo pátio de operações com capacidade para empilhar até seis contêineres cheios, ampliando a capacidade estática do terminal de 43.000 TEUs para 52.000 TEUs. Para dar lugar a essa nova área de armazenagem, os atuais prédios administrativos serão demolidos e a subestação de energia e as balanças serão removidas. Um novo prédio administrativo será construído ao lado da portaria terrestre, mas fora das instalações do terminal.

Os quatro ramais ferroviários, que atualmente contam com 400 metros de extensão, serão ampliados e passarão a ter 800 metros, permitindo a entrada de uma composição férrea inteira no terminal. As linhas férreas serão reposicionadas, bem como os gates de saída, a fim de eliminar o cruzamento entre caminhões e trens.

Dentre os equipamentos que serão adquiridos destacam-se dois guindastes ship to shore (portêineres) com operação remota; três e-RTGs automáticos, 30 terminal tractors (carretas tipo reboque), empilhadeiras para contêineres vazios e empilhadeiras elétricas para os armazéns.

O projeto está alinhado às metas de redução de impactos ambientais definidos pela Companhia para 2024, que estabelecem a redução de 50% na geração de resíduos/TEU, redução de 30% no consumo de água per capta e de 15% em toneladas de emissões de CO2/TEU.

Os novos equipamentos serão elétricos e com regeneração de energia. O novo prédio administrativo será construído visando maior eficiência energética, privilegiar a entrada de luz natural e aproveitar água de reuso. Já a remodelação do pátio tornará a logística mais eficiente, com ainda mais organização no fluxo, viabilizando a redução da circulação de carretas e de caminhões.

De acordo com Antonio Carlos Sepúlveda, diretor-presidente da Santos Brasil, os investimentos adicionais que estão sendo realizados no Tecon Santos garantirão que a capacidade do porto de Santos fique à frente da demanda. "Exportadores, importadores e armadores terão assegurado o espaço para suas cargas, com um elevado nível de serviço no porto mais importante do país", diz.



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