Sistema de desembarque da VLI proporciona ganho de eficiência no Porto do Pecém

A ferramenta de embarque e desembarque inteligente, Speed, operada pela VLI no Porto do Pecém (CE), revelou resultados notáveis em ganhos de eficiência. Em operações específicas, o sistema reduziu a ociosidade dos equipamentos em 62%, proporcionando maior agilidade e redução de custos operacionais. Desenvolvida em colaboração com a Scala, a Speed tem como objetivo otimizar o desembarque de produtos à granel, considerando a capacidade do terminal portuário e a integridade dos navios.

"Os resultados da solução são perceptíveis e validam a tese de que é possível otimizar as operações portuárias sem abrir mão das premissas de segurança, além de reduzir impactos ambientais por meio do uso mais eficiente dos equipamentos portuários.", destaca David Gomes, Head de Serviços da Scala.

A ferramenta consiste em um software capaz de gerar planos otimizados de desembarque, levando em conta a capacidade do terminal e a integridade física dos navios. A VLI tornou-se protagonista no planejamento de desembarque, utilizando o máximo da capacidade operacional dos seus ativos. Isso difere do cenário anterior, onde os planos eram exclusivamente feitos pelos capitães, que desconheciam a capacidade operacional do terminal portuário.

"A inovação é uma ferramenta essencial para a VLI seguir aumentando a eficiência de suas operações e trazer resultados ainda melhores para o negócio dos nossos clientes."*, afirma Luciano Gonçalves Pereira, gerente de Transformação Digital de Portos e Terminais da VLI.

A implementação da Speed envolveu a captura, processamento, gerenciamento e análise de dados, utilizando ferramentas personalizadas e soluções de código aberto. Cientistas de dados e matemáticos foram essenciais para aprofundar o entendimento do contexto do negócio, garantindo a eficácia e precisão da solução.

"Continuaremos a trabalhar juntos levando esta inovação também para as operações de embarque, cientes de que estamos moldando um futuro ainda mais promissor", completa David Gomes.

A VLI está avaliando a possibilidade de incorporar a solução a outros terminais operados por ela, identificando oportunidades de melhoria semelhantes às registradas no Porto do Pecém.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.