MSC lança serviço de conhecimento de embarque eletrônico

Depois de executar projetos-piloto com sucesso, serviço é apresentado clientes em todo o mundo

A MSC Mediterranean Shipping Company anunciou o lançamento oficial de serviços de conhecimento de embarque eletrônico (eBL) para seus clientes em todo o mundo, após uma fase piloto bem-sucedida, incorporando a plataforma de blockchain independente WAVE BL.

WAVE BL usa tecnologia de razão distribuída para garantir que todas as partes envolvidas em uma reserva de remessa de carga possam emitir, transferir, endossar e gerenciar documentos por meio de uma rede descentralizada e segura. Os usuários podem emitir todos os originais, negociáveis ou não, e trocá-los por transmissão direta, criptografada, ponto a ponto na rede.

“A MSC escolheu WAVE BL porque é a única solução que reflete o processo tradicional baseado em papel com o qual a indústria de transporte marítimo e de carga está acostumada”, disse André Simha, Diretor Global de Digital e Informações da MSC. “Ele oferece uma alternativa digital a todas as possibilidades disponíveis com documentos impressos tradicionais, apenas muito mais rápido e seguro.”

“Tradicionalmente, o setor de transporte marítimo depende fortemente de documentos físicos em papel. E entre eles, o BL é o documento de transporte mais importante no comércio internacional. Embora tenha havido tentativas de criar uma solução eBL no passado, agora estamos em posição de apresentar uma solução que pode abrir caminho para a adoção em massa do eBL, o que significará economia significativa para a indústria de transporte.”

Depois de executar projetos-piloto com sucesso em países selecionados desde 2019, incluindo a Índia, a MSC agora apresenta o serviço a todos os clientes em todo o mundo, com o objetivo de impulsionar a adoção generalizada do eBL. Os usuários pagam pela emissão dos documentos originais, o que eles podem fazer assinando através do site da MSC. A plataforma WAVE BL pode ser usada gratuitamente por exportadores, importadores e comerciantes ao longo de 2021. 

“Agora estamos apresentando nossa solução eBL para nossa ampla base de clientes para garantir que ainda mais clientes possam se beneficiar das vantagens de uma solução digital de BL. Em questão de alguns anos, esperamos que o eBL se torne a nova norma ”, acrescenta Simha.

A MSC é membro fundador da Digital Container Shipping Association (DCSA), com André Simha também como presidente, e tem trabalhado dentro desse grupo para promover a adoção mais ampla da documentação comercial digital. DCSA publicou seus próprios dados e padrões de processo para eBLs no final de 2020, e a própria pesquisa do grupo indica que ao atingir 50% da adoção de eBLs até 2030, a indústria poderia economizar mais de US $ 4 bilhões por ano.


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