Airbus revela motor de emissão zero movido a hidrogênio para 2035
A Airbus anunciou que está desenvolvendo um motor de célula de combustível movido a hidrogênio. O sistema de propulsão está sendo considerado como uma das possíveis soluções para equipar suas aeronaves de emissão zero que entrarão em serviço em 2035. Os testes do motor de célula de combustível serão feitos em solo e voo a bordo de sua aeronave de demonstração ZEROe em meados da década. A aeronave de teste de voo A380 MSN1 para novas tecnologias de hidrogênio está sendo modificada para transportar tanques de hidrogênio líquido e seus sistemas de distribuição associados.
“Células de combustível são uma solução potencial para nos ajudar a alcançar nossa ambição de emissão zero e estamos focados em desenvolver e testar essa tecnologia para entender se é viável e viável para a entrada em serviço de uma aeronave de emissão zero em 2035,” disse Glenn Llewellyn, vice-presidente de aeronaves de emissão zero da Airbus. “Em escala, e se as metas tecnológicas forem alcançadas, os motores de célula de combustível podem ser capazes de alimentar uma aeronave de cem passageiros com um alcance de aproximadamente 1.000 milhas náuticas. Ao continuar investindo nessa tecnologia, estamos nos dando opções adicionais que irão informar nossas decisões sobre a arquitetura de nossa futura aeronave ZEROe, cujo desenvolvimento pretendemos lançar no período 2027-2028”.
A Airbus vê o hidrogênio como uma das alternativas mais promissoras para alimentar uma aeronave de emissão zero, porque não emite dióxido de carbono quando gerado a partir de energia renovável, sendo a água seu subproduto mais significativo.
Em outubro de 2020, a Airbus criou a Aerostack, uma joint venture com a ElringKlinger, uma empresa com mais de 20 anos de experiência como fornecedora de componentes e sistemas de células de combustível. Em dezembro de 2020, a Airbus apresentou seu conceito de cápsula, que incluía seis sistemas removíveis de propulsão por hélice com célula de combustível.
Existem duas formas pelas quais o hidrogênio pode ser usado como fonte de energia para propulsão de aeronaves. Primeiro, através da combustão de hidrogênio em uma turbina a gás, segundo, usando células de combustível para converter hidrogênio em eletricidade para alimentar um motor de hélice. Uma turbina a gás de hidrogênio também pode ser acoplada a células de combustível em vez de baterias em uma arquitetura híbrida-elétrica.
As células de combustível de hidrogênio, especialmente quando empilhadas juntas, aumentam sua potência, permitindo escalabilidade. Além disso, um motor alimentado por células de combustível de hidrogênio produz zero emissões de NOx ou rastros, oferecendo assim benefícios adicionais de descarbonização.
Em outubro de 2020, a Airbus criou a Aerostack, uma joint venture com a ElringKlinger, uma empresa com mais de 20 anos de experiência como fornecedora de componentes e sistemas de células de combustível. Em dezembro de 2020, a Airbus apresentou seu conceito de cápsula, que incluía seis sistemas removíveis de propulsão por hélice com célula de combustível.

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