Logística como solução

Executivo lista cinco maneiras de utilizar a logística a favor dos negócios em meio à crise economia

Economia recessiva, baixos investimentos do setor privado e público, gargalos diversos que impactam na competitividade brasileira e índices que desanimam. Esses fatores alarmantes formam um cenário nada favorável para as empresas brasileiras, demonstram que chegou a hora de rever custos e processos para ser competitivo em um mercado cada vez mais necessitado. O fato é que empresas precisam de ganho de eficiência operacional, visando ter um negócio sustentável, mesmo diante de um panorama de incertezas.

Neste contexto, Rodrigo Boniaris, gerente comercial da Intecom Logística aponta a logística como um forte aliado, “na medida em que possibilita a criação de soluções flexíveis para toda a cadeia de suprimentos, desde a produção até a entrega da carga ao varejo e ao consumidor final”. Segundo ele, a gestão logística é parte importante da estratégia dos negócios, na medida em que planeja, implementa e controla de forma eficaz os fluxos de mercadorias e materiais.

Para isso Boniaris, lista cinco maneiras de utilizar a logística a favor do seu negócio:

1 – Entenda as necessidades de todos os envolvidos

Com a gestão logística, é possível ter uma visão de todas as etapas da cadeia envolvida, desde a armazenagem do produto, até entrega ao cliente final. Entendendo as necessidades de cada uma das etapas e dos diversos stakeholders, pode ser elaborado um planejamento mais assertivo, visando melhores resultados.

2 – Tenha processos mais eficazes

Revisar processos é fundamental em períodos de crise econômica. É preciso verificar quais são as etapas que geram ineficiência ao processo como um todo e precisam de solução. Uma das maneiras de otimizar a utilização do espaço disponível no centro de distribuição, por exemplo, é fazer um bom mapeamento das regiões de armazenagem. Busque sempre oportunidades de automatizar processos que estejam manuais.

3 – Faça projetos de acordo com as suas necessidades

A inteligência logística permite elaborar projetos customizados, desenvolvidos de acordo com as necessidades dos mais diversos modelos de negócios, seja em armazenagem, distribuição e/ou cross-docking, aumentando a eficiência logística e otimizando toda a cadeia. Foque em projetos de resultado rápido e de certo impacto financeiro, seja em melhoria da rentabilidade e/ou redução de custos.

3 – Ganhe agilidade e eficiência

A agilidade e a eficiência de toda a operação logística são consequência de uma gestão qualificada, já que cargas podem ser remanejadas prezando pela maior agilidade, buscando menor tempo de parada aumentando a qualidade e acuracidade da entrega. Elimine retrabalhos e desperdícios.

4 – Acompanhe cada etapa em tempo real

Por meio de tecnologia e de suportes tecnológicos de última geração, cada etapa da armazenagem e distribuição da carga pode ser acompanhada em tempo real. Além disso, a tecnologia pode apoiar na elaboração de um melhor planejamento. Na Intecom Logística, os sistemas Warehouse Management System (WMS) e Transportation Management System (TMS) alimentam a ferramenta de CRM, de desenvolvimento próprio, suprindo os clientes de informações estratégicas para a tomada de decisão.

5 – Tenha melhores resultados e redução de custos

Com a prática de uma gestão logística eficiente e de processos ágeis envolvendo toda a cadeia, o resultado certamente será o aumento do nível de serviço e a otimização dos custos da cadeia logística. Lembrando que gastos desnecessários com armazenagem serão sanados e a distribuição dos produtos será planejada, resultando em menores custos e em um impacto positivo ao cliente final, que terá a percepção da melhoria da qualidade do serviço.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.