SITA desembarca no setor marítimo com lançamento do SmartSea

Com o apoio da SITA e da CSM, a ferramenta trará para o segmento uma inovação de transporte comprovada e globalmente confiável

A SITA, fornecedora de tecnologia para o setor dos transportes aéreos, lança a SmartSea, por meio de um acordo inicial com a Columbia Shipmanagement (CSM), gestora de navios e prestadora de serviços marítimos. A ferramenta é a primeira do ramo com a habilidade de remodelar o segmento marítimo, facilitando o acesso à mesma tecnologia avançada que já transformou a indústria dos transportes aéreos.

Ambos os setores, marítimo e aéreo, operam num ecossistema complexo e altamente regulamentado a nível mundial; possuem uma utilização intensiva de capital e dependem fortemente de dados e comunicações, ao mesmo tempo que enfrentam requisitos de sustentabilidade muito semelhantes. Além disso, os aeroportos e os terminais de navios enfrentam os mesmos desafios e oportunidades diários: os navios necessitam de rotação e manutenção, tal como as aeronaves, e ambos têm de gerir a tripulação, os passageiros, as bagagens e as cargas de forma eficiente e com orçamentos limitados.

“A SITA está prestes a dar um passo ousado no setor marítimo, no qual a nossa liderança de longa data na aviação pode ajudar a ultrapassar desafios econômicos e de logística; aumentar a segurança e desbloquear novos fluxos de receitas para as empresas de todo o segmento”, afirma David Lavorel, CEO da SITA.

“A indústria marítima global desempenha um papel vital na fomentação do crescimento econômico, do desenvolvimento humano e da conectividade global. Ao facilitar o comércio internacional, gerar empregos e impulsionar a inovação tecnológica, a indústria contribui para melhorar padrões de vida e a prosperidade econômica ao redor do mundo. Ao utilizar nossas sinergias inter-setoriais e o nosso alcance internacional, somos capazes de colaborar com empresas como a CSM para elevar suas operações ao próximo nível. Esse é um passo significativo para nós, e demonstra a nossa capacidade de revolucionar as viagens de ponta a ponta, independentemente do modo de transporte”, ressalta.

“O lançamento da SmartSea pela SITA e o nosso primeiro acordo com a CSM marcam um ponto de virada estratégico, tanto para a empresa quanto para a digitalização do setor marítimo. O segmento irá dar passos importantes, do ponto de vista tecnológico, para se aproximar das indústrias de automóvel e aeroespacial. A inclusão da SITA neste projeto irá acelerar exponencialmente o nosso objetivo. A SmartSea será a plataforma que trará a mais recente tecnologia da aviação (SITA) para o setor marítimo. Tenho uma enorme paixão por este projeto”, destaca Julian Panter, CEO da SmartSea

Por sua vez, o Diretor Executivo do Grupo Columbia, Mark O'Neil afirma: “Estou muito entusiasmado para trabalhar com a SmartSea. A colaboração trará uma vasta experiência em tecnologia de aviação para o setor marítimo. Ao trabalhar com a plataforma, poderemos oferecer aos stakeholders do segmento marítimo uma solução completa de sistemas de TI em terra e em navios que irá melhorar radicalmente a eficiência, a segurança e a sustentabilidade do negócio. A utilização desta tecnologia irá revolucionar a indústria e impulsionar a digitalização, nos colocando em conexão direta com outras indústrias tecnologicamente avançadas.”

Com base na jornada evolutiva da aviação, a SmartSea utilizará a experiência da SITA e a liderança da CSM no setor para impulsionar a inovação, a eficiência e a sustentabilidade em operações marítimas.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.