Sob Consulta, Volvo Oferece Caminhões FH para Rodar com 100% de Biodiesel

A Volvo está oferecendo uma nova versão do caminhão FH, projetada para funcionar com 100% de biodiesel (B100). A comercialização dessa versão depende de uma avaliação prévia da engenharia da fábrica. Além disso, os transportadores precisarão obter autorização da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), uma vez que o B100 não está disponível comercialmente no Brasil.

Essa iniciativa responde à demanda de frotistas que produzem seu próprio biodiesel, principalmente a partir de soja. Para utilizar o B100, esses transportadores devem obter a aprovação da ANP, que possui rigorosos controles sobre a produção e armazenamento desse combustível. “Ainda é um nicho restrito de clientes, mas estamos comprometidos em oferecer mais uma opção de biocombustível, alinhada com nossa visão de descarbonizar o transporte”, afirma Alcides Cavalcanti, diretor executivo da Volvo Caminhões. Caminhões movidos exclusivamente a biodiesel podem reduzir entre 30% e 70% das emissões de CO2, dependendo da matéria-prima utilizada.

Para operar com 100% de biodiesel, a Volvo desenvolveu um motor exclusivo baseado nos atuais propulsores Euro 6. Essa solução, disponível apenas para o Volvo FH, permite flexibilidade na escolha do tipo de biodiesel, variando do B14 (diesel S10 com 14% de biodiesel) ao B100 (biodiesel puro). “Essa versatilidade é uma grande vantagem, pois permite que os caminhões também sejam abastecidos com o diesel S10 disponível no mercado, facilitando a revenda futura do veículo”, explica Jeseniel Valério, gerente de engenharia de vendas caminhões da Volvo.

O uso do B100 é restrito a veículos especificamente fabricados para essa finalidade, após consulta e aprovação da engenharia da Volvo. “Não é possível utilizar biodiesel 100% em caminhões não preparados para isso. As versões padrão estão configuradas para o uso com o diesel S10 convencional”, enfatiza Valério.

A oferta de caminhões compatíveis com biodiesel B100 é resultado de anos de pesquisa e desenvolvimento em combustíveis alternativos pela Volvo, com foco na redução de emissões. Internacionalmente, a Volvo oferece uma ampla gama de opções, incluindo biodiesel, Diesel Verde HVO (óleo vegetal tratado com hidrogênio) e Biogás GNL (gás natural liquefeito).  “Estamos investindo tanto em tecnologias futuras quanto em soluções que descarbonizem o transporte atualmente”, diz Roberto Gribosi, estrategista de produto caminhões da Volvo.

A Volvo pretende reduzir em 50% as emissões de CO2 de seus veículos até 2030 e alcançar uma redução de 100% até 2040. Além dos avanços em motores a combustão movidos por combustíveis renováveis, a Volvo aposta em veículos elétricos a bateria (BEV) e em elétricos com célula de combustível (Fuel Cell), já em fase de testes em rodovias europeias.



Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.