Norsul anuncia novo diretor-presidente
Rodrigo Cuesta, atual diretor Financeiro e de Novos Negócios da companhia, assumirá a posição de diretor-presidente, sucedendo Angelo Baroncini, que ocupará a presidência do Conselho de Administração da empresa
A Norsul acaba de anunciar uma transição importante em sua liderança executiva. A partir de 2 de janeiro de 2026, Rodrigo Cuesta, atual diretor Financeiro e de Novos Negócios da companhia, assumirá a posição de diretor-presidente, sucedendo Angelo Baroncini, que ocupa o cargo há 13 anos e agora será presidente do Conselho de Administração da empresa.
A mudança é resultado de um processo natural de sucessão planejado ao longo dos últimos anos e reflete a estratégia da Norsul de unir continuidade institucional e renovação responsável, mantendo o foco em segurança, eficiência operacional, cuidado com as pessoas, cultura e valores, além do crescimento sustentável no setor de navegação e logística integrada.
Após 36 anos na empresa, Angelo encerra seu ciclo como diretor-presidente deixando um legado marcante. Sob sua liderança, a Norsul se consolidou como referência no setor, modernizou suas operações, elevou padrões de segurança e sustentabilidade, além de participar de forma ativa das discussões estratégicas que moldaram a agenda da navegação brasileira. Sua atuação foi marcada por ética, integridade e respeito às relações de longo prazo. “A Norsul é uma empresa feita por pessoas dedicadas, que carregam valores muito sólidos e um profundo senso de responsabilidade. Tenho orgulho do que construímos juntos. Rodrigo está preparado, conhece o negócio, clientes e a dinâmica do setor. Temos a confiança de que ele conduz a próxima etapa da Norsul com equilíbrio, competência e visão de futuro”, destacou o executivo.
Rodrigo Cuesta atua na Norsul há 11 anos. Nesse período, desempenhou papel central em decisões estratégicas que ampliaram o portfólio da empresa e reforçaram sua presença no mercado. Teve participação direta na decisão de diversificação que resultou na criação da Norcoast em 2024, joint-venture entre Norsul e Hapag-Lloyd. Além disso, conduziu a aquisição recente da operação de cabotagem da Hidrovias do Brasil, aproximando-se ainda mais dos clientes, das operações e das oportunidades de transformação do setor. “É uma honra assumir a liderança de uma empresa que admiro profundamente. A Norsul tem uma história sólida, valores claros e um time que faz a diferença. A transição foi construída com cuidado e planejamento, e meu compromisso é dar continuidade ao que vem sendo realizado, acelerando iniciativas estratégicas e fortalecendo nossa capacidade de gerar ainda mais valor para clientes, parceiros e para o setor como um todo”, reforça.
A transição reafirma o compromisso da Norsul com a governança transparente, relações de longo prazo e visão estratégica. A companhia seguirá investindo em eficiência operacional, novas soluções logísticas, inovação, sustentabilidade e no desenvolvimento das pessoas que sustentam o seu crescimento constante no mercado.
Notícias do dia
-
Prêmios e Certificações
COP30: Grupo Maersk recebe o Selo Diamante do Pacto pela Sustentabilidade do MPOR
-
Portos
Norcoast transfere operações para terminal da DP World em Santos
-
Terminais
Terminal EBLog da Eldorado Brasil Celulose recebe certificação internacional de...
-
Portos
Nordeste ganha força em cargas estratégicas e movimenta mais 65 mi de toneladas nos...
-
Portos
Porto de Suape comemora 46 anos com estreia de linha marítima semanal para a Ásia
-
Terminais
Tecon Santos bate terceiro recorde mensal de movimentação no ano: mais de 243 mil TEUs...
Seja o primeiro a comentar
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.