ONE reforça compromisso com a sustentabilidade no Brasil com a chegada do navio ONE Synergy ao Porto de Santos
A Ocean Network Express (ONE) Brasil celebrou na última sexta-feira, 6, a escala inaugural do ONE Synergy no terminal da Brasil Terminal Portuário (BTP), em Santos. A chegada da embarcação marca um amadurecimento na renovação da frota que atende o mercado brasileiro, reforçando o compromisso da companhia com a eficiência operacional e a transição energética global. O ONE Synergy, um gigante da classe Neo-Panamax com 335 metros de comprimento, 51 metros de largura e capacidade para cerca de 13.932 TEUs, opera no serviço ONE SX1 (East Coast South America Express 1). Ele integra o plano de expansão da ONE, que prevê a entrega de 20 novas embarcações de alta tecnologia até o final deste ano, das quais a América Latina tem sido protagonista nas escalas.
Diferenciando-se pela engenharia voltada ao futuro, o ONE Synergy já nasceu preparado para combustíveis alternativos, sendo methanol-ready e ammonia-ready. Além de um design de casco otimizado para menor consumo, o navio é equipado com a tecnologia shore power, permitindo que a embarcação se conecte à rede elétrica terrestre enquanto atracada, eliminando emissões de motores auxiliares no porto.
Para Artur Bezerra, presidente da ONE Brasil, a chegada do navio representa mais do que a ampliação da frota: "A chegada do ONE Synergy é a prova de que não apenas falamos de sustentabilidade; nós investimos nela. Este navio reflete como a ONE cresce ao lado de seus clientes, unindo inovação e responsabilidade para oferecer soluções reais, como o ONE LEAF+ e Eco Calculator. Estamos navegando com otimismo para sermos o parceiro número um rumo ao net zero até 2050."
Além da modernização da frota, a escala do ONE Synergy reforça o ecossistema de soluções digitais e sustentáveis da ONE, desenvolvido para apoiar os embarcadores no alcance de suas metas ESG. Entre elas estão o ONE LEAF+, que permite a redução de emissões por meio do uso de biocombustíveis certificados com rastreabilidade total, e a Eco Calculator, ferramenta que possibilita medir e gerenciar a pegada de carbono de cada embarque.
Com uma redução de 63% na intensidade das emissões de Escopo 1 (a partir da linha de base de 2008), a ONE reafirma sua agenda ambiental sob a diretriz do ONE Mission: Zero Emission. Após a escala em Santos, o ONE Synergy segue agora em sua rota oficial com destino a Singapura.
Notícias do dia
-
Prêmios e Certificações
COP30: Grupo Maersk recebe o Selo Diamante do Pacto pela Sustentabilidade do MPOR
-
Portos
Norcoast transfere operações para terminal da DP World em Santos
-
Terminais
Terminal EBLog da Eldorado Brasil Celulose recebe certificação internacional de...
-
Portos
Nordeste ganha força em cargas estratégicas e movimenta mais 65 mi de toneladas nos...
-
Portos
Porto de Suape comemora 46 anos com estreia de linha marítima semanal para a Ásia
-
Terminais
Tecon Santos bate terceiro recorde mensal de movimentação no ano: mais de 243 mil TEUs...
Seja o primeiro a comentar
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.