Maersk e Hapag-Lloyd retomam trânsito pelo Mar Vermelho em serviço da Gemini
Maersk e Hapag-Lloyd informaram que vão voltar a transitar pelo Mar Vermelho e pelo Canal de Suez em um de seus serviços compartilhados na Gemini Cooperation, movimento que tende a reduzir tempos de trânsito na ligação entre a Índia e o Oriente Médio e o Mediterrâneo. Na prática, a alteração envolve o serviço ME11, que liga a Índia e o Oriente Médio ao Mediterrâneo. As empresas afirmam que todas as viagens nessa rota contarão com proteção naval e com o mais alto nível de precaução de segurança.
A mudança começa a ser implantada a partir de meados de fevereiro, com ajustes nos itinerários no sentido oeste a partir do navio Albert Maersk e no sentido leste a partir do Astrid Maersk.
Em comunicado enviado a clientes, Maersk e Hapag-Lloyd detalharam os marcos iniciais da transição: no sentido oeste, o Albert Maersk (viagem 605W) terá escala em Mundra, com partida prevista em 4 de fevereiro; no sentido leste, o Astrid Maersk (viagem 605E) tem saída de Valencia em 3 de fevereiro.
As companhias também informaram que mantêm planos de contingência para reverter viagens individuais, ou mesmo a mudança estrutural do ME11, para a rota pelo Cabo da Boa Esperança caso o cenário de segurança se deteriore.
Além do ME11, as empresas disseram que, quando possível, pretendem levar também os serviços AE12 e AE15 a transitar pelo Mar Vermelho e Canal de Suez em uma etapa posterior. Por ora, não preveem novas alterações na rede Gemini especificamente relacionadas ao Mar Vermelho.
Maersk e Hapag-Lloyd afirmam que seguirão monitorando de perto a situação no Oriente Médio e que qualquer ajuste permanece condicionado à estabilidade na região e à ausência de escalada do conflito. A Gemini Cooperation foi lançada em fevereiro de 2025 e reúne uma rede compartilhada de serviços em rotas Leste–Oeste.
No início de 2026, a Maersk já havia retomado de forma estrutural o corredor trans-Suez ao redirecionar o serviço MECL (Oriente Médio e Índia–costa leste dos EUA), após trânsitos dos navios Maersk Sebarok e Maersk Denver, como parte de um retorno gradual à rota
Notícias do dia
-
Prêmios e Certificações
COP30: Grupo Maersk recebe o Selo Diamante do Pacto pela Sustentabilidade do MPOR
-
Portos
Norcoast transfere operações para terminal da DP World em Santos
-
Terminais
Terminal EBLog da Eldorado Brasil Celulose recebe certificação internacional de...
-
Portos
Nordeste ganha força em cargas estratégicas e movimenta mais 65 mi de toneladas nos...
-
Portos
Porto de Suape comemora 46 anos com estreia de linha marítima semanal para a Ásia
-
Terminais
Tecon Santos bate terceiro recorde mensal de movimentação no ano: mais de 243 mil TEUs...
Seja o primeiro a comentar
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.