Vibra avança na retomada de market share e acelera plano de crescimento até 2030

A Vibra apresentou nesta terça-feira, no Vibra Investor Day, um conjunto de resultados e iniciativas que consolidam 2025 como o ano marco de transformação para o setor de combustíveis e para a Companhia. Com um ambiente regulatório mais equilibrado, a empresa retomou o crescimento de market share, ampliou de forma consistente sua base de clientes, acelerou volumes de vendas e registrou embandeiramento recorde.

Com foco no core business, geração de caixa operacional e uma capacidade logística cada vez mais robusta, a Vibra entra em 2026 posicionada para crescer com rentabilidade de forma sustentável nos próximos anos, consolidando um ciclo de resultados de longo prazo. “O que estamos fazendo aqui é construir o legado de uma companhia que voltou a crescer no core, recuperou market share de forma definitiva, gera caixa em nível recorde e entra em um novo ciclo de crescimento com rentabilidade, disciplina e foco no cliente”, afirma Ernesto Pousada, CEO da Vibra.

Essa nova fase de crescimento da Vibra está ancorada em uma estratégia clara, organizada em cinco avenidas complementares, que traduzem a visão de longo prazo da companhia em alavancas objetivas de expansão, eficiência e geração de valor. Cada uma dessas frentes reflete o foco no core business, a disciplina na alocação de capital e a capacidade de execução que sustentam o novo ciclo da empresa até 2030.

Estratégia em cinco avenidas:

Liderança indiscutível em postos

A Vibra consolidou um novo patamar de desempenho e retomou o crescimento de share em 2025, apoiada em um embandeiramento recorde de 357 novos postos, o maior número dos últimos cinco anos. A força da marca Petrobras, a liderança absoluta em aditivados e a evolução do ecossistema de varejo — BR Mania, Premmia e Lubrax+ — reforçam a proposta de valor no varejo. O ambiente regulatório mais equilibrado em 2025, resultado de medidas como monofasia do etanol, solidariedade tributária, sanções de CBIOs e interdição de agentes irregulares, também contribuiu para crescer e recuperar volumes, promovendo maior previsibilidade e competição justa no setor. Em 2026, a Vibra seguirá com foco em ampliar sua liderança, reforçando sua parceria com a revenda e acelerando embandeiramento. A companhia pretende também expandir canais digitais, evoluir a eficiência logística e aprofundar iniciativas comerciais que reflitam em resultados sustentáveis, visando sempre o fortalecimento do relacionamento com seus revendedores.

Ampliação da oferta para clientes B2B

A companhia cresceu +5% na base total de clientes, ampliou o crosssell em +14% YoY e expandiu o upsell de produtos de maior margem, com destaque para aditivados e lubrificantes. A evolução da estrutura Agro, novos canais comerciais e o uso de IA no pricing abriram novas oportunidades de rentabilidade. Para 2026, a prioridade é ampliar soluções premium, entrar no mercado de gás natural e fortalecer a fidelização do cliente com portfólio integrado.

Expansão da capacidade logística

Focada em garantir e ampliar a eficiência operacional, em 2025, a Vibra reduziu R$ 350 milhões em fretes, trabalhando fluxos mais otimizados com apoio de IA e aumento do uso de diferentes modais. A empresa segue avançando em originação competitiva, cabotagem, otimização de tancagem e ganhos operacionais. Em 2026, a prioridade será monetizar ativos, otimizar bases menos produtivas e aprimorar o protagonismo na aquisição de etanol.

Nova ambição em lubrificantes

Lubrax reafirmou sua posição como Top of Mind pelo 9º ano consecutivo, cresceu +11% em volume, e alcançou um recorde trimestral de vendas, com 81 mil m³ comercializados no 3T25. A Vibra está estruturando uma Unidade de Negócio dedicada para capturar o potencial de um mercado latino-americano. Em 2026, a estratégia inclui ampliar o portfólio premium, elevar a ocupação da fábrica e fortalecer presença em concessionárias e montadoras.

Retorno com renováveis

A Comerc, vetor estratégico em renovável, mantemos o guidance de EBITDA @stake entre R$ 1,05 bi e R$ 1,15 bi em 2025, mesmo com o impacto do curtailment. O foco estratégico segue na materialização das sinergias, maior conversão de EBITDA em caixa e rentabilidade. Endereçar o impacto do curtailment na geração centralizada é prioridade. Além disso, a Vibra segue buscando oportunidades para aumentar as unidades consumidoras em Geração Distribuída, e ampliar base de clientes em eficiência energética, bateria e gestão de energia. Para 2026, a agenda será liderada por disciplina, captura de sinergias superiores ao previsto e expansão do portfólio.



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