Paulo Alvarenga assume como CEO da TKMS Brazil

Paulo Alvarenga assumiu em 2 de fevereiro de 2026 a posição de CEO da TKMS Brazil. Com mais de 13 anos de atuação na thyssenkrupp, ele deixa uma função de liderança em nível de grupo para comandar a operação brasileira em um momento de reorganização da empresa e de entregas relevantes para a indústria naval no país.

Na TKMS Brazil, o principal projeto em andamento é o Programa Fragatas Classe Tamandaré, que prevê a construção de quatro fragatas em Itajaí, em Santa Catarina, como parte do esforço de modernização da Marinha do Brasil e de proteção da chamada Amazônia Azul. Em declaração sobre a nova função, Alvarenga disse que o programa representa um salto tecnológico e uma contribuição para capacidade industrial nacional, inovação e geração de empregos qualificados.

O perfil do executivo combina experiência industrial e atuação institucional ligada a temas de energia e indústria. Alvarenga é formado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Itajubá, tem pós graduação pela FGV e formação em General Management pelo IMD, e integra conselhos ligados à Câmara de Comércio e Indústria Brasil Alemanha e à indústria do hidrogênio verde. Além do cargo na TKMS Brazil, ele também foi nomeado CEO da thyssenkrupp nucera na América do Sul.

A nomeação ocorre depois de mudanças relevantes na própria TKMS na Europa. Desde outubro de 2025, a companhia se tornou independente e passou a ter capital aberto, com entrada no índice MDAX em dezembro de 2025, dentro de um contexto de aumento de demanda por sistemas de defesa marítima. Em comunicado sobre sua listagem, a empresa citou carteira de pedidos em patamar recorde e associou o movimento à expansão de oportunidades de crescimento e inovação.



Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.