Vibra amplia base em Suape e reforça cabotagem de combustíveis no Nordeste

A Vibra concluiu a ampliação da Base de Suape, em Pernambuco, e reforçou sua capacidade logística para atendimento ao Nordeste. A unidade opera em modelo de pool logístico, com compartilhamento de infraestrutura entre Vibra, Raízen e Ipiranga, formato que busca ganhar eficiência na operação e no uso da tancagem instalada.

O investimento total superou R$ 100 milhões e elevou a capacidade de armazenagem de 142.542 m³ para 247.996 m³. A expansão inclui seis tanques de 14.000 m³ flexíveis para etanol anidro e gasolina, além de um tanque de 10.000 m³ de diesel S10 e outro de 10.000 m³ de querosene de aviação, o QAV. Com a nova configuração, Suape passa a ser a maior base da Vibra no país em volume de tancagem.

Daniel Drumond, vice presidente executivo de Operações da Vibra, disse que a ampliação elevou a capacidade de movimentação de produtos, com destaque para biocombustíveis, e exigiu execução com alto padrão técnico e de segurança em um ambiente de operação contínua. Pelo lado do pool, representantes de Ipiranga e Raízen destacaram o papel do modelo compartilhado para dar previsibilidade e confiabilidade ao abastecimento na região.

Além dos tanques, a ampliação incluiu reforço na expedição, com três novas plataformas de carregamento bottom, totalizando dez ilhas. A infraestrutura também recebeu subestação modular e compacta, separador de água e óleo, pátio de bombas e portaria de acesso, além de um sistema de combate a incêndio com operação autônoma e tanque de água de 10.000 m³. As obras começaram em agosto de 2021 e foram concluídas em setembro de 2025.

A expansão também é tratada como peça para sustentar rotas de cabotagem usadas no transporte marítimo de etanol, biodiesel e derivados do Sul e do Sudeste para o Nordeste. Para 2026, a companhia indica perspectiva de crescimento dos volumes para a região e projeta alta de pelo menos 10 por cento na cabotagem de biodiesel, apoiada pela nova infraestrutura de Suape e pela expectativa de avanço da mistura obrigatória. Em 2025, a movimentação de biodiesel entre Rio Grande, no Rio Grande do Sul, e Suape somou 76,7 milhões de litros.



Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.