Antaq aponta TCP como maior terminal de contêineres do Sul, com 1,535 milhão de TEUs
A TCP, que administra o Terminal de Contêineres de Paranaguá, foi apontada pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) como o maior terminal portuário do Sul do Brasil em movimentação de cargas. Segundo a atualização do Estatístico Aquaviário divulgada na terça-feira (10), a TCP movimentou 1.535.118 TEUs somando exportação, importação e transbordo, volume 6% superior ao segundo colocado do ranking.
“A TCP tem um papel fundamental na corrente de comércio brasileira, se destacando, pelo segundo ano consecutivo, como o maior corredor de movimentação de cargas da Região Sul”, afirmou Rafael Stein Santos, superintendente institucional e jurídico da TCP.
Nos últimos cinco anos, a companhia afirma ter realizado investimentos superiores a meio bilhão de reais em infraestrutura e aquisição de equipamentos e diz que, nesse período, a movimentação de contêineres cresceu mais de 50%, saindo de cerca de 1,1 milhão de TEUs em 2021 para mais de 1,6 milhão em 2025.
A TCP informa que encerrou 2025 com recorde de 1.662.549 TEUs, alta de 7% ante os 1.558.426 TEUs registrados em 2024, e que o volume foi equivalente a 11,5 milhões de toneladas de cargas (sem contar o peso dos contêineres), com 72% de exportações e 28% de importações.
O terminal recebeu 1.019 navios em 2025, superando pela primeira vez a marca de mil atracações em um ano, crescimento de 3% frente a 2024. No ramal ferroviário, a TCP registrou a chegada de 1.295 trens e a movimentação de mais de 103 mil contêineres, com destaque para cargas de frango congelado e de papel e celulose. No acesso rodoviário (gate), foram registrados mais de 597 mil contêineres transportados por caminhões, cerca de 10 mil a mais do que em 2024.
Um dos fatores citados para o avanço foi a ampliação do calado operacional para navios porta-contêineres, homologada pela Portos do Paraná em novembro de 2025, com aumento de 12,80 metros para 13,30 metros. Segundo a TPC, a mudança trouxe ganho estimado de 400 TEUs por navio, e o terminal já recebeu 11 navios com calado superior a 12,80 metros após a revisão.
Notícias do dia
-
Prêmios e Certificações
COP30: Grupo Maersk recebe o Selo Diamante do Pacto pela Sustentabilidade do MPOR
-
Portos
Norcoast transfere operações para terminal da DP World em Santos
-
Terminais
Terminal EBLog da Eldorado Brasil Celulose recebe certificação internacional de...
-
Portos
Nordeste ganha força em cargas estratégicas e movimenta mais 65 mi de toneladas nos...
-
Portos
Porto de Suape comemora 46 anos com estreia de linha marítima semanal para a Ásia
-
Terminais
Tecon Santos bate terceiro recorde mensal de movimentação no ano: mais de 243 mil TEUs...
Seja o primeiro a comentar
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.