VLI nomeia Cesar Toniolo como Diretor de Operações do Corredor Norte

Executivo assume o comando para consolidar o crescimento da companhia na região e impulsionar o Arco Norte como uma rota eficiente de escoamento do agronegócio brasileiro

A VLI anuncia a promoção de Cesar Toniolo ao cargo de Diretor de Operações do Corredor Norte. O executivo tem uma sólida trajetória de 19 anos na companhia e atuará para consolidar o Corredor Norte como um dos mais eficientes e estratégicos do país. Desde que iniciou sua carreira na VLI, em 2006, Toniolo ocupou em diversos cargos de gestão, atuando mais recentemente como Gerente-geral de Engenharia, Desenvolvimento e Tecnologia Operacional. Sua formação em Engenharia Elétrica, com Pós-Graduação em Engenharia Ferroviária e um MBA, reforça seu perfil de especialista em infraestrutura e inovação.

“A trajetória de Toniolo na VLI, desde supervisor de via permanente até a liderança do Corredor Norte, é um testemunho da força de nossa cultura e do valor que atribuímos ao conhecimento operacional. Seu conhecimento será fundamental para sustentar o ritmo de crescimento da empresa. Com o corredor sob sua direção, continuaremos a impulsionar os investimentos e a eficiência que geram valor para a economia nacional e para os nossos clientes”, afirma Fábio Marchiori, CEO da VLI.

O Corredor Norte consolidou sua relevância como a espinha dorsal logística do agronegócio no MATOPIBA (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia). Composto pelo tramo norte da Ferrovia Norte-Sul (FNS) e o acesso ao Terminal Portuário São Luís, ele viabiliza o escoamento de commodities, como grãos (soja, milho e farelo), celulose e minério. Em dez anos, o volume transportado por essa malha saltou de 4,3 bilhões para 14,4 bilhões de toneladas por quilômetro útil (TKU), um aumento de 235%, o que atesta a eficácia dos R$ 1,5 bilhão investidos pela VLI em ativos estruturais nos últimos cinco anos, incluindo a renovação de mais de 357 km de trilhos e a expansão de seus três terminais integradores na região.

“O Corredor Norte vem se consolidando como um dos principais na exportação de grãos e outras commodities no Brasil. Ele possui um forte potencial de crescimento, aliado à expansão da fronteira agrícola do Arco Norte. Assumir sua liderança é um desafio único, com potencial de desenvolver a logística da região e do país, habilitar seu crescimento e buscar níveis de eficiência e sustentabilidade cada vez mais elevados para atendimento aos nossos clientes”, aponta Cesar Toniolo, Diretor de Operações do Corredor Norte da VLI.

O foco da VLI não está apenas no volume, mas também na agenda ESG, onde o Corredor Norte é referência. O modal ferroviário utilizado emite apenas 1/6 do CO² emitido pelo rodoviário por tonelada transportada. Essa busca por eficiência levou a uma queda de 8,6% no consumo de combustível na operação do trecho, graças, em parte, à utilização da Tecnologia Leader, um sistema de condução semiautônoma que otimiza o uso de potência e reduziu o consumo médio (litros/ktkb) de 1,66 para 1,51. Com a nomeação de Toniolo, a VLI reafirma sua missão de desenvolver a logística do país, buscando níveis de eficiência cada vez mais elevados para habilitar o crescimento do agronegócio e da balança comercial brasileira de forma sustentável.



Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.