Um palco um tanto "teatral"
Conectando atuações o Guia Marítimo traz para o palco os personagens que compuseram 2016 e já prospectam 2017
O ano de 2016 termina com uma série de cenários montados em palcos que parecem pouco se comunicar. A missão do Guia Marítimo | Especial Perspectivas 2017 foi justamente conectar essas atuações do ponto de vista da logística e do comércio exterior, como quem desenvolve um programa único da “mostra teatral” por que vem passando a realidade.
Em um dos palcos, assistimos às eleições dos Estados Unidos, marcadas por uma escolha protecionista que contracena com a decisão do Reino Unido de tomar um caminho independente da União Europeia por meio do Brexit. Temas como a (des)globalização, o reforço das estruturas nacionais e o arrefecimento das alianças entre países, com direito a conflitos ligados aos compromissos de sustentabilidade compõem o enredo.
Em outro, vemos a tecnologia avançar até mesmo sobre a força humana, permitindo que a aclamada IoT – a Internet das Coisas – atribua um papel protagonista às máquinas. Sim, comunicar equipamentos e dispensar a ação humana parece ficção científica, porém, o público mais atento deve perceber que a Revolução 4.0 pode ser a mais real de todas as histórias que vimos testemunhando atualmente.
O reposicionamento da Ásia, especialmente da China, no ambiente global ganha um espetáculo só para si, com direito a conflitos por reconhecimento como economia de mercado, a mudanças na direção, especialmente quando o tema é o perfil consumidor e comprador, em uma atuação pincelada com incógnitas, particularidades e mistérios. Nesta peça, países do mundo inteiro têm sua participação, mesmo que aguardem nas coxias o momento de contracenar.
Em 2016, a indústria da navegação apresentou um peculiar espetáculo dramático, com direito à aniquilação do armador sul-coreano Hanjin e seus efeitos comerciais diretos e indiretos. Além disso, o drama foi acalorado com uma série de uniões, alianças, conjecturas, rumores e especulações, algumas das quais concretizadas, deixando no ar o suspense de como essa indústria deverá se manter daqui para frente, e o que essa mudança absolutamente estrutural vai significar para o comércio global.
Para não ficar de fora, o Brasil também escolheu o seu samba-enredo, no qual protagonistas e figurantes trabalharam com afinco para destituir uma estrutura corrupta do poder, porém sem estar ainda preparado para mexer nas bases que compõem a solidez do País. Como resultado, compusemos uma história com muito mais vilões do que mocinhos, e testemunhamos a enorme dificuldade de encontrar novamente o fio da meada para avançar com o nosso roteiro. Isolado do mundo, o drama brasileiro parece um daqueles espetáculos alternativos, infindáveis, montados com entusiasmo, mas sempre carentes de gestão.
Em caso de emergência, as portas de saída abrirão automaticamente... Brincadeiras à parte, nos empenhamos nesta edição do Guia Marítimo | Especial Perspectivas 2017 para reunir a visão e a opinião do mercado sobre o que devemos enxergar pela frente. O cenário, de fato, não é animador. Porém convidamos a todos que passeiem pelas páginas da revista digital, não apenas para conhecer os diferentes pontos de vista, mas também para se inspirar a buscar um ano melhor.
Para ler a Edição Especial Guia Marítimo | Perspectivas 2017, clique aqui.
A equipe do Guia Marítimo deseja uma boa leitura, e um ano incrível.
Notícias do dia
-
Logística
A Jornada Sustentável da CEVA Logistics Rumo à Descarbonização
-
Logística
Kuehne+Nagel anuncia nova frota de veículos elétricos para operações last mile no Brasil
-
Terminais
APM Terminals Suape conclui compra de equipamentos para terminal 100% eletrificado em...
-
Marítimo
SITA desembarca no setor marítimo com lançamento do SmartSea
-
Logística
Novo Gateway alfandegado DHL no aeroporto de Viracopos
-
Mercado
Sob Consulta, Volvo Oferece Caminhões FH para Rodar com 100% de Biodiesel
Seja o primeiro a comentar
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.