Wilson Sons completa 1,5 mil viagens pelo Tecon Santa Clara

Companhia é a que mais movimenta cargas em contêineres por via fluvial no Brasil, de acordo com ranking da ANTAq

A Wilson Sons comemora um importante marco do Tecon Santa Clara, terminal hidroviário multimodal localizado em Triunfo: 1,5 mil viagens realizadas. Isso representa 170 mil TEU (medida equivalente a um contêiner de 20 pés) de cargas transportadas neste período. Em 2020, o terminal registrou crescimento de 2,8% em relação ao ano anterior, com um total de 47,3 mil TEU. A unidade opera integrada com o Tecon Rio Grande, hoje o terminal que mais movimenta cargas em contêineres por via fluvial no Brasil, de acordo com ranking do Anuário da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAq).

O Tecon Santa Clara iniciou suas operações com uma barcaça, em outubro de 2016, quando a parceria entre Wilson Sons e Braskem reativou o Pier IV do Terminal Santa Clara e retomou o transporte de carga pelo Rio Jacuí entre Triunfo e o Porto de Rio Grande. Dois anos depois, a Wilson Sons ampliou sua capacidade com a disponibilização de mais uma barcaça, passando a oferecer quatro viagens semanais.

Entre as mercadorias movimentadas no terminal para importação, exportação e cabotagem destacam-se: resinas, madeira, frango congelado, máquinas, equipamentos, borrachas e utensílios domésticos. Os principais destinos fora do Brasil foram Estados Unidos, Bélgica, Colômbia, Marrocos e Peru e, como origens, Estados Unidos, China, Marrocos e Bélgica. Internamente, as cidades de Farroupilha, Carlos Barbosa, Garibaldi, Caxias do Sul, Veranópolis, Cruz Alta, Triunfo, Lajeado, Taquari e Serafina Corrêa são as que mais enviam e recebem cargas.

"O Tecon Santa Clara vem demonstrando sua eficiência. O mercado identifica na navegação interior cada vez mais uma boa oportunidade. Esses resultados mostram o quanto esse modal é importante para a economia gaúcha e o quanto ainda podemos explorá-lo”, destaca o diretor-presidente do Tecon Rio Grande, Paulo Bertinetti. Conforme Bertinetti, o terminal é uma alternativa para otimização de custos logísticos e operacionais dos clientes. Entre os serviços disponibilizados está a possibilidade de estufar e desovar produtos no armazém do terminal

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.