CMA CGM amplia frota com dez navios a GNL

Companhia registrará sob bandeira francesa dez navios dual fuel de 24 mil TEUs, entre os maiores e mais eficientes do mundo

Durante a 20ª edição do Assises de l’Économie de la Mer, o CEO da CMA CGM, Rodolphe Saadé, anunciou a entrada na frota de dez novos porta-contêineres de 24.212 TEUs movidos a gás natural liquefeito (GNL). As embarcações serão registradas sob a bandeira francesa (RIF – Registre International Français) e representam um marco na estratégia de soberania marítima e logística da França.

“Decidimos registrar dez novos navios entre os maiores do mundo sob a bandeira francesa a partir do próximo ano. Movidos a GNL, eles refletem nossa confiança no setor marítimo francês e em seu talento humano, com a contratação de 135 marítimos franceses e uma parceria ampliada com a Academia Marítima Nacional”, afirmou Saadé.

Os navios operarão nas rotas entre a Ásia e o norte da Europa, com escalas regulares em Le Havre e Dunkerque.

Eficiência e transição energética

Cada embarcação será equipada com motores dual fuel compatíveis com biometano e e-metanol — combustíveis de baixo carbono que reduzem as emissões de CO₂ em até 85% em comparação com combustíveis marítimos convencionais. A combinação entre alta capacidade e menor intensidade de carbono reforça o compromisso da CMA CGM com a descarbonização e o transporte marítimo responsável.

O projeto mobilizou uma rede de fornecedores franceses e europeus, incluindo a GTT, responsável pelos tanques de GNL, e a Bureau Veritas, encarregada da certificação técnica.

Os navios receberão nomes de marcos icônicos da França, como CMA CGM Notre Dame, Pantheon, Versailles e Pont Neuf, simbolizando o orgulho e o legado cultural do país.

Bandeira francesa e geração de empregos

O registro sob o RIF não é apenas um ato administrativo — ele fortalece os laços econômicos e sociais com a França. A operação permitirá a contratação de 135 marítimos franceses, formados pela ENSM, além de impulsionar a economia azul e gerar empregos indiretos em setores portuários e logísticos.

As entregas estão previstas para ocorrer gradualmente entre 2026 e 2031, alinhadas à estratégia global de renovação e eficiência energética da CMA CGM.

“Com esta decisão, reforçamos o papel da França como potência marítima global e reafirmamos o compromisso do Grupo com a sustentabilidade, inovação e excelência operacional”, destacou Saadé.



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