Steerprop fornecerá pacote de propulsão para o primeiro navio de instalação eólica

A projetista e fabricante de sistema de propulsão de alto desempenho, recebeu o pedido para fornecer um pacote de propulsão  para um navio de instalação eólica (WIV) de última geração. O pedido se baseia no amplo suporte e no histórico de sucesso no fornecimento de soluções adequadas para o setor de energias renováveis ​​offshore pela Steerprop.

O pedido feito em maio de 2022 pela Sembcorp Marine, com sede em Cingapura, que garantiu um contrato para a construção do navio para a Maersk Supply Service da Dinamarca. Os especialistas da Steerprop trabalharam em estreita cooperação com a Sembcorp Marine durante todo o processo de design.

“Na Steerprop, estamos comprometidos no trabalho em estreita colaboração com nossos clientes durante os estágios de design de cada projeto. Essa colaboração permite que a solução ideal para a aplicação específica e as condições operacionais sejam criadas”, disse Olli Knihti, gerente de vendas da Steerprop.

“Este projeto enfatiza nossa capacidade de fornecer um amplo pacote de soluções de alta qualidade que atendem aos mais recentes requisitos de projeto e necessidades operacionais. Também podemos oferecer suporte aos clientes durante todo o ciclo de vida da embarcação com nossa abordagem Resolve to Perform.”

O escopo da empresa inclui seis dos propulsores de azimute de acionamento em L da Steerprop com uma potência de saída de 4500 kW e dois propulsores de túnel Steerprop de 900 kW para posicionamento dinâmico, manobras e operações de trânsito. Para oferecer suporte a operações seguras e confiáveis ​​com baixos custos de ciclo de vida, o monitoramento de condição Steerprop Care também está incluído como parte do pacote.

O tipo jack-up WIV apresenta um design inédito com um sistema de transferência de carga patenteado pela Maersk Supply Service. O projeto também leva em consideração a necessidade de operar com segurança e eficiência nas duras condições do mar que a embarcação provavelmente enfrentará enquanto atende ao projeto Empire Offshore Wind na costa leste dos EUA. Isso estabeleceu altos requisitos para a eficácia e confiabilidade da propulsão, que a Steerprop conseguiu demonstrar.

“Em colaboração com a Maersk Supply Service, a Sembcorp Marine projetará e construirá um WIV capaz de operar com alto nível de eficiência e lidar com a próxima geração de turbinas eólicas que são ampliados em tamanho com pás de rotor mais longas e mais leves e torres mais altas. A embarcação é projetada para lidar com a instalação de estruturas maiores e para garantir a eficiência operacional das instalações de turbinas eólicas. Os propulsores Steerprop desempenharão um papel essencial para permitir essa eficiência.” comentou Wong Teck Cheong, vice-presidente sênior da Sembcorp Marine Rigs & Floaters.

“Na Maersk Supply Service, estamos comprometidos em usar nossas capacidades e mentalidade para apoiar o desenvolvimento do setor eólico offshore. Este conceito inovador baseia-se na nossa experiência marítima para garantir uma instalação mais eficiente de parques eólicos. Central para operações eficientes será o pacote de propulsores a ser entregue pela Steerprop, que tem um forte histórico no setor offshore, e esperamos uma colaboração positiva com eles”, disse Frederik Smidth, diretor técnico da Maersk Supply Service.



Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.