LDC inaugura primeiro navio de sucos do mundo com propulsão eólica assistida

Companhia instala velas eSAILs® no primeiro navio de suco com propulsão eólica

Em uma cerimônia realizada nesta terça-feira (06), a Louis Dreyfus Company (LDC) inaugurou oficialmente as velas de sucção eSAILs® instaladas no navio MV Atlantic Orchard, tornando-o o primeiro navio de sucos do mundo a operar com tecnologia de propulsão assistida pelo vento. O Guia Marítimo esteve presente na cerimônia, a convite da companhia, representado por Daniel Camargo, acompanhando de perto mais um avanço rumo à descarbonização do transporte marítimo.

Afretado pela LDC e de propriedade da Wisby Tankers, o Atlantic Orchard é parte da frota dedicada à Plataforma de Sucos da companhia. As velas — com 26 metros de altura, as maiores já instaladas em embarcações — foram desenvolvidas pela bound4blue e operam como sistemas de propulsão eólica assistida (WAPS, na sigla em inglês). A tecnologia utiliza mecanismos de sucção inteligentes que aumentam a eficiência propulsiva e permitem uma economia de combustível e emissões estimada em pelo menos 10%.

“Esse projeto é um reflexo do nosso compromisso com a sustentabilidade, inovação e a agenda de descarbonização da LDC”, afirmou Paulo Hladchuk, Diretor Global da Plataforma de Sucos.

A LDC, que atua no Brasil há mais de 80 anos — sendo mais de 35 deles com foco em produção, processamento e transporte de sucos — possui uma estrutura integrada desde o cultivo de frutas até a distribuição internacional. São mais de 30 mil hectares de pomares plantados, três fábricas no Brasil (em Matão-SP, Bebedouro-SP e Paranavaí-PR), além de dois navios dedicados à exportação para Europa e Estados Unidos.

A diretora global de operações industriais e qualidade, Juliana Pires, destacou que o Atlantic Orchard transporta até 25 mil toneladas de suco a granel (NFC e FCOJ) em rotas fixas entre Brasil, Bélgica e Flórida. A embarcação ecoeficiente já proporcionou um ganho de 20% em efetividade nas rotas.

“Essa inovação agrega valor à cadeia, ao mesmo tempo que alinha nossas operações às metas globais de redução de emissões de CO₂ e à crescente demanda de clientes por soluções verdes”, explicou Juliana.

A sustentabilidade, segundo a LDC, deixou de ser diferencial competitivo para se tornar exigência de mercado. Os clientes europeus, por exemplo, priorizam fornecedores que estejam alinhados com metas climáticas, muitas vezes colocando critérios ambientais à frente de preço e prazo de entrega.

Segundo Fabian Kowatsch, líder de descarbonização marítima da LDC, a tecnologia eSAIL® se destaca ainda por oferecer alta eficiência propulsiva. “Assim como nas asas de um avião, o vento passa em velocidades diferentes por cada lado da vela, gerando uma força de propulsão adicional para o navio. Um mecanismo inteligente de sucção que aumenta em até sete vezes essa eficiência quando comparada a uma vela tradicional, permitindo que o sistema gere ainda mais ‘arraste´”, explica

Esta é a primeira viagem do navio com as velas instaladas: após partir da Espanha, o Atlantic Orchard atracou no Porto de Santos, de onde deve seguir com seu primeiro carregamento de sucos rumo à Flórida entre os dias 12 e 13 de maio. Em seguida, retornará ao Brasil para dar início à rota com destino à Europa

“Essa iniciativa se soma a outros investimentos sustentáveis da LDC no Brasil, como a construção de uma planta de biogás a partir de resíduos cítricos, atualmente em andamento, e os projetos de irrigação inteligente nas fazendas, focados em agricultura regenerativa e redução do consumo hídrico. A empresa também realiza estudos para minimizar as emissões no transporte terrestre, promovendo o uso modal ferroviário.”

Com fazendas certificadas pela Rainforest Alliance e parcerias com fornecedores igualmente comprometidos com a agenda verde, a LDC reforça sua ambição de ajudar a moldar uma economia global de baixo carbono — em linha com as metas da Organização Marítima Internacional (IMO) de neutralizar as emissões do setor até 2050.



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