SBM Offshore: navio-plataforma Alexandre de Gusmão entra em operação na Bacia de Santos
Embarcação, com capacidade para processar 180 mil barris e 12 milhões de m³ de gás por dia, está instalada no campo de Mero
A SBM Offshore anunciou que o navio-plataforma (FPSO na sigla em inglês) Alexandre de Gusmão está formalmente em operação desde 24 de maio de 2025, após alcançar o primeiro óleo e concluir um teste de produção contínua de 72 horas que levou à Aceitação Final.
O FPSO (Unidade Flutuante de Produção, Armazenamento e Transferência) Alexandre de Gusmão possui capacidade de processamento de 180.000 barris de óleo e 12 milhões de m³ de gás por dia. O navio-plataforma é de propriedade e operado por empresas de propósito específico pertencentes a empresas afiliadas da SBM Offshore (55%) e seus parceiros (45%). O FPSO irá operar sob contratos de afretamento e serviços de operação por 22,5 anos com a Petróleo Brasileiro S.A. (Petrobras).
O FPSO Alexandre de Gusmão está instalado no campo unitizado de Mero, localizado na Bacia de Santos, a aproximadamente 160 quilômetros da costa do Rio de Janeiro. O campo unitizado de Mero é operado pela Petrobras (38,6%), em parceria com a Shell Brasil (19,3%), TotalEnergies (19,3%), CNPC (9,65%), CNOOC (9,65%) e a Pré-sal Petróleo S.A. – PPSA (3,5%), que representa o governo na área não contratada.
O Alexandre de Gusmão é o segundo a entrar em operação este ano, após o início das atividades do FPSO Almirante Tamandaré, em 16 de fevereiro de 2025. É também o quinto FPSO Fast4Ward® a entrar em operação.

Notícias do dia
-
Concessões e Licitações
Brasil terá primeira concessão hidroviária no Rio Paraguai; investimentos somam R$...
-
Concessões e Licitações
Governo prevê R$ 30 bilhões em concessões portuárias até 2026, afirma ministro Silvio...
-
Terminais
Tereos realiza maior embarque de açúcar de sua história no Tiplam, com destino à China
-
Portos
Porto do Rio de Janeiro lidera crescimento entre portos públicos no 1º semestre de 2025
-
Terminais
TCP atinge 1 milhão de TEUs em 2025
-
Logística
FM Logistic cresce 8,2% e totaliza receita de 1,86 bilhão de euros
Seja o primeiro a comentar
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.