Maersk destaca suas soluções integradas na 28ª edição da Intermodal South America

Entre os dias 5 e 7 de março, a A.P. Moller - Maersk (Maersk) participará com as outras empresas do grupo – Aliança Navegação e Logística e APM Terminals –, da 28ª edição da Intermodal South America, tradicional evento do setor, que reúne profissionais e empresas de diversas partes do mundo, em São Paulo.

Com 120 anos de atuação, a Maersk, junto as as demais empresas do grupo, apresenta ao mercado, para além de produtos individualizados, também suas soluções logísticas integradas, de ponta a ponta, desenhadas sob medida para atender aos clientes. Com serviços individuais e soluções globais, a companhia conta com uma gama de produtos integrados da cadeia de suprimentos e logística, projetada para atender às necessidades de todos os tipos de empresas e setores, como: automotivo, varejo, moda, químicos, entre outros.

De acordo com Mauricio Mei, Head de Vendas da Maersk para a Costa Leste da América Latina, a Intermodal é uma plataforma estratégica para a geração de novos negócios e será palco para reforçar a solidez da empresa e seus cases de sucesso. “Este é um dos principais eventos do nosso setor, que literalmente movimenta a economia nacional e internacional. Temos a melhor expectativa e, além de objetivos comerciais, queremos apresentar aos visitantes e parceiros também as nossas soluções integradas e exemplos de projetos de sucesso, incluindo armazéns e os modais rodoviário e aéreo”.

Aproveitando de sua experiência marítima centenária, o grupo quer, cada vez mais, enaltecer todos os serviços e modais em que opera. Transporte terrestre, aéreo, ferroviário, armazéns, depósitos, logística de cadeia fria, logística de projetos, lead-logistics, terminais portuários, além dos transportes marítimo e fluvial. Na ocasião, os visitantes também poderão conhecer em mais detalhes as iniciativas sustentáveis do grupo, que lidera globalmente os esforços de descarbonização no setor.

A Aliança Navegação e Logística, integradora logística pioneira na cabotagem e que completa 70 anos em atuação e opera em 14 portos brasileiros com 9 navios, apresentará, para além dos serviços individualizados, suas soluções logísticas customizadas em território nacional, do modal marítimo ao rodoviário, incluindo meios ferroviários e fluviais, além dos serviços de armazenagem e depósito. A companhia é capaz de movimentar grandes quantidades de carga via transporte marítimo, com segurança, eficiência, abrangência geográfica e menos impacto ambiental em longas distâncias, uma vez que um navio transporta o equivalente a 3 mil caminhões, contribuindo para a redução das emissões de carbono na cadeia.

“O cliente está sempre no centro das nossas decisões, por isso inovamos constantemente para oferecer a ele soluções logísticas eficientes e cada vez mais integradas, se ele assim o desejar. Entendemos que a indústria e o varejo nacional podem ampliar suas oportunidades ao integrar a cabotagem à sua cadeia logística”, afirma Luiza Bublitz, presidente da Aliança Navegação e Logística.

Já a APM Terminals, que desenvolve e opera terminais em todo o mundo, por mais de meio século, também trará novidades em sua atuação no país, como na APM Terminals Pecém (CE). Este é um ponto de conexão estratégico entre as regiões Sul e Sudeste e Norte e Nordeste, já que no terminal escalam oito linhas de cabotagem e serviços especializados, com destaque para os investimentos dos últimos dois anos, na ordem de R$ 200 milhões, em novos equipamentos eletrificados de última geração e um depósito localizado a 6 quilômetros do Porto do Pecém (CE), com mil metros quadrados, que amplia as possibilidades de serviços oferecidos, operando 24 horas por dia, 7 dias por semana.

“A expansão da nossa capacidade de armazenagem confere maior adaptabilidade à nossa operação no terminal, fator-chave para resposta ágil a aumentos significativos e esporádicos de cargas, garantindo continuidade dos serviços com alta segurança”, comenta Daniel Rose, diretor-presidente da APM Terminals Pecém.

Além disso, os visitantes da Intermodal poderão saber mais detalhes sobre o seu projeto em implantação, a APM Terminals Suape (PE), primeiro terminal portuário 100% eletrificado da América Latina com infraestrutura moderna, totalmente planejada para atender as necessidades dos clientes, com iniciativas pioneiras em sustentabilidade portuária. Também terá rede 5G própria, que possibilitará transmitir informações em tempo real para os clientes, 24 horas por dia, sete dias por semana.

A APM Terminals Suape fomentará o desenvolvimento socioeconômico da região, que passará a ter maior conectividade, potencialmente atraindo novos serviços diretos para a Ásia e a Europa. Graças a esse fator, é esperado um efeito-cascata positivo, por meio da redução de custos e preços do transporte aumentará a competitividade dos exportadores e reduzirá os preços dos insumos de produção intermediários importados e de bens de consumo. Além disso, o terminal impactará positivamente o varejo e a indústria no Nordeste, ao ampliar a oferta de janelas de atracação para os armadores, favorecendo o aumento do trânsito de navios e de novos serviços que conectem Pernambuco a diversos portos do mundo. As obras foram iniciadas em fevereiro de 2024 e a previsão é que a operação tenha início em 2026. 

“Com investimento de R$ 1,6 bilhão na primeira fase de implementação, o novo terminal de contêineres pernambucano terá capacidade inicial para movimentar 400 mil TEUs e aumentará a capacidade do complexo portuário, como um todo, em 55%, acelerando o desenvolvimento da região e ampliando a competitividade portuária do nordeste brasileiro”, complementa Aristides Russi Junior, diretor-presidente da APM Terminals Suape.

A organização da 28ª edição da Intermodal South America espera receber mais de 43 mil visitantes, durante os três dias de evento, envolvendo profissionais de logística, intralogística, tecnologia, transporte de cargas e comércio exterior.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.