“Especulações”. Por hora, nada mais.

Embora possíveis, rumores sobre venda da Hamburg-Süd, no momento, não têm respaldo

Já vêm de longa data os rumores de que os arranjos familiares do Grupo Oetker, que controla a Hamburg Süd, vêm levando o conglomerado a considerar a venda do armador. Nesta semana, vimos ressurgir considerações acerca da possível venda da empresa, levadas pelas expectativas de redistribuição do mercado, a ser determinada em breve pelas grandes companhias.

Os rumores levantados pelo ShippingWatch, uma das fontes mencionadas pelo Valor Econômico, que repercutiu e avaliou a possibilidade em artigo publicado na última quinta-feira (24), incluem disputas familiares por herança, casamentos, novas gerações e outras particularidades do clã de Bielefeld, na Alemanha. No entanto, o material, que cita inclusive o valor de € 4 bilhões para a venda, não traz informações concretas além de uma declaração de que a empresa não comenta especulações.

A mesma resposta obtivemos do armador no Brasil, bem como de parceiros da mídia internacional especializada, motivo pelo qual optamos por nos abster a publicar as conjecturas do ShippingWatch. O Guia Marítimo tem acompanhado os desdobramentos das fusões e incorporações de armadores no mundo todo, e reconhece que a prática vem sendo amplamente utilizada pelas grandes companhias, levadas a ajustar sua capacidade diante da profunda mudança nos fluxos de cargas internacionais.

Por este motivo, garantimos que o Guia Marítimo está atento às alterações no mercado – e elas têm aparecido em abundância –, especialmente na medida em que se aproxima o fim do ano e as empresas determinam seus planos para o próximo exercício. O ambiente é propício para prospectar e para avaliar as possibilidades. Porém, por hora, seguimos mantendo a mesma postura adotada pelos principais veículos da mídia internacional: aguardando novos desfechos.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.