Um setor que garante voz à carga

Saiu o Especial Cadeia do Frio | Guia Marítimo, produzido com a mesma dedicação com que o setor trabalha as cargas refrigeradas

Há, no meio dos transportes, uma lendária história que diz que um transportador de cargas rodoviárias encontra numa festa o dono de uma companhia de ônibus de turismo e, comparando suas agruras, chegam à conclusão de que o de cargas tinha menos aborrecimentos. Argumentava: “minha vantagem é que a carga não reclama”. Obviamente, a lenda já não se aplica nos dias de hoje, para o bem do desenvolvimento econômico: a carga já ganhou condições de não apenas reclamar como também exigir, conferir e escolher seus parceiros.

Com sistemas cada vez mais avançados de controle de rota, temperatura, umidade, troca de gases e tempo de transferência, cargas que antes tinham o transporte inviabilizado por conta da perecibilidade, hoje são movidas para qualquer parte do mundo, com tecnologia que lhes permite manter a integridade de suas características e envia informações em tempo real para a origem e o destino.

Claro que a legislação ainda tem um longo caminho a percorrer, com normas que se contrapõem – ou contradizem – e sistemas de inspeção com falhas que chegam a prejudicar os avanços conseguidos pela operação de transportes. No entanto, o caminho está aberto, e não há um segmento sequer que não tenha percebido a importância do monitoramento quando o assunto é transporte de cargas.

A tecnologia não tem limites: frutas que hibernam, ovos que aguardam a fertilização no destino, medicamentos que têm a sua eficácia controlada durante todo o trajeto, seguros especializados, acordos internacionais de inspeção e equipamentos cada vez mais sofisticados compõem a complexa cadeia do frio e movem um mercado que claramente percebeu: a carga pode – e deve – reclamar quando necessário.

Esta edição do Guia Marítimo | Especial Cadeia do Frio traz as novidades, histórias de sucesso, dificuldades, perspectivas e características deste segmento que, com o perdão do trocadilho, aquece o mercado global de logística.

Leia no Guia a Edição Especial Cadeia do Frio.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.