DCSA libera padrões IoT para monitoramento remoto de contêineres Reefer a bordo do navio
O monitoramento e manuseio adequados dos contêineres reefer é vital para manter a qualidade dos produtos perecíveis durante uma viagem. Os contêineres Reefer são incorporados com uma matriz de sensores conectados às unidades controladoras Reefer, que concedem acesso a todas as configurações de controle necessárias para garantir que tanto o contêiner quanto sua carga perecível possam ser monitorados e gerenciados.
A tripulação do navio deve verificar fisicamente as unidades do controlador Reefer várias vezes durante uma viagem para garantir que os Reefers estejam funcionando corretamente e tomem medidas corretivas, se necessário. Trata-se de uma tarefa demorada, repetitiva e física que está sujeita a erros humanos.
A DCSA publicou o segundo lançamento de sua iniciativa de padrões IoT: DCSA IoT Data Standard for Remote Reefer Container Monitoring on Board a Vessel 1.0. Desenvolvido em conjunto com seus membros, o padrão DCSA define um conjunto mínimo de elementos de dados a serem compartilhados com a tripulação da embarcação para permitir o monitoramento remoto de contêineres Reefer inteligentes a bordo de um navio.
O monitoramento remoto é viável através de dispositivos de contêineres IoT que são capazes de coletar dados das unidades controladoras reefer, processá-los e enviar esses elementos de dados para servidores locais e aplicativos a bordo de uma embarcação através dos gateways a bordo de um navio.
O padrão DCSA é um importante bloco de construção para interoperabilidade e colaboração entre as partes interessadas. Através deste padrão, o DCSA cria a base para permitir que os dispositivos de IoT de contêiner reefer enviem dados especificados pela rede local para o servidor e aplicativos a bordo. Isso permite que a tripulação monitore as informações de status e alarmes remotamente.
A automação do processo de monitoramento de contêineres reefer será mais eficiente e menos propensa a erros humanos, o que simplificará as operações a bordo da embarcação. A tripulação da embarcação pode ser dispensada de uma carga de trabalho manual considerável e se concentrar no gerenciamento de exceções.
Os padrões podem ser baixados gratuitamente no site da DCSA.

Notícias do dia
-
Acordos
Porto de Santos e Associação Comercial de São Paulo firmam parceria para impulsionar...
-
Portos
Armando Monteiro Bisneto busca apoio em Brasília para projetos estratégicos do Porto...
-
Cabotagem
Norcoast aposta na expansão da cabotagem com integração logística
-
Cabotagem
Aliança amplia soluções e aposta em logística multimodal para impulsionar crescimento...
-
Feira Intermodal
Rhenus Logistics estreia na Intermodal South America 2025
-
Sustentabilidade
Ambipar mostra o caminho para a sustentabilidade na Intermodal
1 Comentário
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
THIAGO
17/08/2023 11:24