CSSC e CMA CGM fazem parceria para construção de navios porta-contêineres movidos a combustível verde

China State Shipbuilding Corp (CSSC), firmou um acordo com a CMA CGM para construir 16 navios porta-contêineres ultra-grandes de duplo combustível. O acordo está avaliado em mais de 21 bilhões de yuan, tornando-se o maior pedido único por valor já recebido por construtores navais chineses. O acordo envolve a construção de 12 navios porta-contêineres movidos a metanol de duplo combustível com capacidade para 15.000 TEUs (unidades equivalentes a vinte pés), além da construção de quatro navios de 23.000 TEUs movidos a gás natural liquefeito (GNL) de duplo combustível.

Seis dos navios porta-contêineres movidos a metanol serão construídos pela Jiangnan Shipyard (Group) Co Ltd, com base em Xangai, enquanto os outros seis serão construídos pela Dalian Shipbuilding Industry Co Ltd (DSIC). Com o metanol como principal fonte de energia verde, os navios terão 366 metros de comprimento e 51 metros de largura, sendo pesquisados, desenvolvidos e projetados independentemente por organizações chinesas de construção naval, e serão capazes de atender aos requisitos de emissões mais rigorosos do mundo.

Os navios porta-contêineres movidos a GNL, uma versão aprimorada dos nove navios concluídos em junho de 2021, serão construídos pela Hudong-Zhonghua Shipbuilding (Group) Co Ltd. Com 399,99 metros de comprimento e 61,3 metros de largura, os navios jumbo porta-contêineres podem transportar até 23.000 contêineres padrão ou um máximo de 220.000 toneladas de carga.

Como importantes parceiros estratégicos, o Grupo CMA CGM e a CSSC assinaram pedidos de mais de 70 unidades de transportadores de contêineres verdes de alto valor agregado ao longo de mais de uma década.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.