Especialistas da marca de lubrificantes Mobil criam conteúdo exclusivo sobre a IMO2020 e como o regulamento vem impactando a indústria marítima
O regulamento da Organização Marítima Internacional, que já está em vigor desde janeiro de 2020, tem o objetivo de reduzir o impacto das operações navais sobre o aquecimento global
As exigências de proteção ambiental e operação com foco em sustentabilidade vêm provocando profundas transformações na indústria marítima. Para esclarecer dúvidas e colaborar com o aprendizado dos profissionais do setor, a marca de lubrificantes MobilTM, pioneira em oferecer soluções para os diferentes segmentos da indústria, reuniu alguns especialistas do segmento e criou um e-book. O material reúne informações sobre o regulamento e dicas de boas práticas para assegurar que o sistema de tratamento de combustível esteja trabalhando em seu pico máximo de eficiência.
Criada pela Organização Marítima Internacional, a IMO2020 visa reduzir os índices de emissão de dióxido de enxofre (SOx) – elemento químico produzido a partir da queima de combustível – pelas embarcações responsáveis pelo transporte de mercadorias entre os países. Com o objetivo de reduzir o impacto das operações navais sobre o aquecimento global, a taxa permitida de enxofre no combustível, que anteriormente era de 3,5%, passou para 0,5%.
A relevante redução no teor de enxofre do combustível promove a menor formação de compostos ácidos durante a combustão, diminuindo o consumo da reserva alcalina proporcionada pelo lubrificante para a neutralização desta acidez. Assim, os lubrificantes de maior reserva alcalina, representada pelo valor de TBN (Total Base Number) do óleo, que eram anteriormente utilizados nos motores que operavam com o combustível de alto enxofre, deixam de ser adequados para uso com os combustíveis pós IMO 2020.
Nesse caso, o excedente de TBN presente no lubrificante e que não é utilizado tende a gerar cinzas que, ao se depositarem sobre os pistões, podem vir a promover o desgaste dos componentes. “Nesse cenário, novas tecnologias de lubrificação foram desenvolvidas para se adaptar às novas exigências. A marca MobilTM e a série de lubrificantes Mobilgard 540 e Mobilgard 540 X foram desenvolvidas com uma formulação rebalanceada para preservar a capacidade de limpeza e proteção dos ativos à bordo. Além de atenderem os mais recentes requisitos, como MAN ES e WindGD.” afirma Renata Vitiello, Analista de Marketing Sênior na Moove, responsável pelas estratégias de produtos do segmento industrial da marca MobilTM.
Para saber mais, acesse mobilindustrial
Notícias do dia
-
Portos
Consórcio CCGC vence leilão e vai investir R$ 1,22 bilhão no canal de acesso do Porto...
-
Logística
Brado movimenta 130 mil toneladas de bens de consumo e industriais com logística...
-
Logística
Com 285 mil toneladas, VLI realiza movimentação mensal recorde de fertilizantes no Tiplam
-
Logística
Expansão logística reforça integração entre regiões do Brasil
-
Logística
AFRMM avança como política pública estratégica para o futuro da logística, da economia...
-
Portos
Ministério de Portos e Aeroportos e ANTAQ realizam leilão na B3 para arrendamento de...
Seja o primeiro a comentar
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.