ABS e Berge Bulk iniciam projeto para avaliar viabilidade de uso de metanol como combustível marítimo
Um projeto pioneiro de desenvolvimento conjunto (JDP) para avaliar a viabilidade da conversão de um navio graneleiro para propulsão a metanol foi assinado pela ABS e pela Berge Bulk (BB). O CEO da Berge Bulk, James Marshall, e o Vice-Presidente de Sustentabilidade Global da ABS, Panos Koutsourakis, assinaram o acordo que verá a BB e a ABS explorarem a possibilidade de retrofitar o navio graneleiro movido a óleo pesado BERGE MAUNA KEA, com 300 metros de comprimento, para operar com combustível de metanol.
O estudo de seis meses está em andamento e as duas empresas colaborarão em uma ampla gama de assuntos, desde a disponibilidade de combustível de metanol e a praticidade de abastecimento até a revisão dos aspectos técnicos e econômicos da conversão.
O projeto representa um passo significativo no desenvolvimento do metanol como combustível marítimo e destaca o impulso crescente da transição para a energia limpa na indústria de transporte marítimo. Um dos principais benefícios do metanol como combustível marítimo é seu perfil de baixas emissões. Em comparação com os combustíveis marítimos tradicionais, o metanol emite níveis significativamente menores de dióxido de enxofre (SOx), óxido de nitrogênio (NOx) e material particulado.
"Retrofitar a capacidade de combustível alternativo para a frota global será fundamental se quisermos alcançar nossas metas de sustentabilidade. Este JDP está abrindo caminho para que muitos outros navios, eventualmente, tenham que viajar à medida que os operadores buscam gerenciar suas trajetórias de descarbonização ao longo da vida útil do navio. O metanol está sendo cada vez mais reconhecido como um caminho alternativo convincente para proprietários e operadores. Com benefícios práticos relacionados à facilidade de armazenamento e manuseio, redução da intensidade de carbono do tanque até a onda, bem como um caminho para a neutralidade de carbono por meio do metanol verde, o metanol apresenta uma solução imediata e promissora ", disse Christopher J. Wiernicki, presidente e CEO da ABS.
"A Berge Bulk está comprometida com nossa meta de atingir zero carbono líquido até 2025. Vemos o metanol como uma das soluções para esses esforços contínuos de descarbonização. Tecnologias existentes estão disponíveis para converter metanol para uso em nossos motores, enquanto também existem procedimentos para abastecimento de metanol e seu uso a bordo. Como líder neste setor, temos confiança de que esta colaboração com a ABS acelerará nossos esforços em direção ao carbono zero nesta jornada de transição de energia", disse James Marshall, CEO da Berge Bulk.
O BERGE MAUNA KEA é um navio graneleiro com 210.000 toneladas de peso morto, atualmente em construção no estaleiro Nihon, no Japão. A entrega está prevista para meados de 2024.

Notícias do dia
-
Acordos
Porto de Santos e Associação Comercial de São Paulo firmam parceria para impulsionar...
-
Portos
Armando Monteiro Bisneto busca apoio em Brasília para projetos estratégicos do Porto...
-
Cabotagem
Norcoast aposta na expansão da cabotagem com integração logística
-
Cabotagem
Aliança amplia soluções e aposta em logística multimodal para impulsionar crescimento...
-
Feira Intermodal
Rhenus Logistics estreia na Intermodal South America 2025
-
Sustentabilidade
Ambipar mostra o caminho para a sustentabilidade na Intermodal
Seja o primeiro a comentar
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.