Nestlé muda para combustíveis sustentáveis em parceria com gigantes do transporte marítimo
Metade de sua frota marítima agora mais sustentável com Hapag-Lloyd, Maersk e CMA CGM
A Nestlé, em colaboração com três das maiores empresas de navegação do mundo - Hapag-Lloyd, Maersk e CMA CGM - migrará metade de seu volume global de transporte marítimo para combustíveis alternativos de menor emissão, com efeito imediato.
Com a pareceria, a empresa visa diminuir suas emissões anuais de gases de efeito estufa decorrentes do transporte marítimo em cerca de 200.000 toneladas métricas de CO2 equivalente. Essa iniciativa pode contribuir para evitar o consumo de aproximadamente 500.000 barris de petróleo bruto no transporte marítimo.
"Alcançar a neutralidade de carbono requer alterações em muitos aspectos de como obtemos, produzimos e distribuímos nossos produtos", disse Stephanie Hart, Vice-Presidente Executiva e Chefe de Operações da Nestlé. "Os acordos que assinamos com nossos parceiros de navegação nos ajudarão a reduzir as emissões e diminuir imediatamente nossa pegada de carbono. Sabemos que esta é uma solução intermediária e continuamos a incentivar o desenvolvimento de soluções de descarbonização de longo prazo no transporte marítimo e na distribuição."
Embora o transporte marítimo represente uma pequena proporção da pegada de carbono total da Nestlé, a empresa está comprometida em reduzir o impacto de seus serviços logísticos como parte de seu caminho para a neutralidade de carbono.
Conforme informações fornecidas pelas empresas de navegação, os combustíveis provenientes de resíduos oferecem uma redução de pelo menos 70% nas emissões equivalentes em comparação com as opções padrão.
Os acordos assinados com a Hapag-Lloyd, Maersk e CMA CGM cobrem metade do volume de transporte marítimo da Nestlé em 2023, com a opção de estender esse acordo para 2024 e além. Isso significa que as empresas de navegação utilizarão combustíveis alternativos para movimentar uma quantidade equivalente de toneladas em suas operações este ano.
Thorben Nibbe, Country Manager da Hapag-Lloyd na Suíça, comentou: "A Nestlé é uma cliente-chave da Hapag-Lloyd, e por meio dessa colaboração, estamos reduzindo significativamente as emissões de CO2e."
Johan Sigsgaard, Vice-Presidente Executivo e Diretor de Produto Ocean da A.P. Moller - Maersk, afirmou: "Esta é uma etapa muito decisiva da Nestlé ao utilizar nossa solução de emissões muito baixas de gases de efeito estufa para 100% de sua carga marítima com a Maersk."
Christine CABAU - EVP Group Assets and Operations - CMA CGM, disse: "Estamos muito orgulhosos e felizes por ter estabelecido este acordo com a Nestlé, um dos primeiros do tipo, no qual embarcadores e proprietários de cargas comprometem-se a descarbonizar a globalidade das emissões de transporte marítimo do escopo 3. Esta iniciativa prova que existem soluções existentes para descarbonizar o escopo 3 dos proprietários de cargas. Essas soluções construtivas já estão disponíveis com a CMA CGM para acelerar nesse caminho."

Notícias do dia
-
Concessões e Licitações
Brasil terá primeira concessão hidroviária no Rio Paraguai; investimentos somam R$...
-
Concessões e Licitações
Governo prevê R$ 30 bilhões em concessões portuárias até 2026, afirma ministro Silvio...
-
Terminais
Tereos realiza maior embarque de açúcar de sua história no Tiplam, com destino à China
-
Portos
Porto do Rio de Janeiro lidera crescimento entre portos públicos no 1º semestre de 2025
-
Terminais
TCP atinge 1 milhão de TEUs em 2025
-
Logística
FM Logistic cresce 8,2% e totaliza receita de 1,86 bilhão de euros
Seja o primeiro a comentar
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.