Setor marítimo considera abandonar os GRIs

A FTA (Freight Ttansport Association) declara que pretende ganhar mais transparência nos preços com a decisão da Comissão Europeia em forçar os transportadores marítimos a alterar a forma de divulgação de fretes.

Redação

Representantes da indústria marítima receberam hoje com grandes expectativas um acordo firmado entre 15 principais transportadores de contêineres para abandonar a prática das GRIs (general rate increases), na busca por um novo mecanismo de fixação de preços estabelecido a partir de um apesquisa de três anos realizada pela Comissão Europeia.


A associação britânica FTA (Freight Transport Association) declarou que “espera mais transparência nos frets marítimos” após a investigação realizada pela Comissão Europeia que levou à Divulgação da proposta para uma nova estrutura de preços.


A FTA afirmou que quinze companhias marítimas envolvidas na pqsquisa de três anos sobre a “sinalização de preços” concordaram em mudar os futuros regimes de estabelecimento de fretes, declarando que a “foi a maior vitória para o British Shippers’ Council”.


“Três companhias, em particular, concordaram em parar de anunciar as chamadas GRIs (general rate increases) e divulgaram seus preços de fato aos clientes, de maneira individualizada. No Artigo 9 da principal legislação da União Europeia sobre concorrência (Regulamentação 1/2003), a comissão publicou o aviso, oferecendo aos embarcadores e companhias marítimas o prazo de um mês, a partir de 16 de fevereiro, para comentar sobre a proposta. “Isto se chama teste de mercado”, disse a FTA.



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