Terminal Portuário de Vila Velha lança nova rota comercial exclusiva para a China para importação de carros elétricos
Em uma operação inédita no Brasil, o Terminal Portuário de Vila Velha (TVV), localizado no Espírito Santo, Terminal Portuário Multipropósito da Log-In Logística Intermodal e a e a Cosco, Grupo de Transporte Marítimo da China Ocean Shipping, acabam de anunciar uma nova rota comercial para a China, cujo principal objetivo será facilitar a importação de carros elétricos para o país.
O lançamento oficial da operação aconteceu durante evento realizado nesta terça-feira, (29/08), no Terminal de Vila Velha (TVV), que contou com a presença do Vice-governador Ricardo Ferraço, do prefeito de Vila Velha Arnaldo Borgo Filho, além de outras autoridades e representantes do TVV e da Cosco.
O TVV opera e é administrado pela Log-In Logística Intermodal. O novo serviço de transporte de veículos elétricos no modelo Flat Rack, ideal para grandes cargas, realizado em parceria com a empresa chinesa Cosco, é inédito no Brasil.
Em toda a América do Sul, apenas o Chile e Equador já oferecem essa operação, que chega como uma alternativa à escassez de navios especializados para transporte de veículos, principalmente os que fazem trajeto para a China, e ainda visa fomentar a economia e os negócios Brasil-China, com a entrada de carros elétricos chineses de forma exclusiva por Vitória (ES).
De acordo com o Diretor de Terminais da Log-In, Gustavo Paixão, as principais montadoras do mundo já não têm mais projetos de fabricação de veículos com combustível fóssil após 2035, o que torna os carros elétricos uma inovação do presente e, certamente, do futuro. “O TVV agora será parte importante no desenvolvimento desse mercado e da economia, com a geração de empregos e maior arrecadação para o Estado”, afirma Paixão.
O Gerente Comercial da Log-In, Marhmed Hashemj , conta que para garantir o sucesso da nova rota comercial, a frota foi atualizada com navios mais modernos e mais eficientes em consumo, velocidade, espaço de armazenamento e segurança. “Basicamente, esses navios transportam máquinas e carros em contêineres tradicionais ou Flat Rack, mas também conjugam com outras operações do porto, como a exportação de granito, que já ocorre há mais de 10 anos. Desta forma, é possível explorar a operação de logística reversa, fomentando o comércio entre Brasil e China”, explica.
A nova rota e a parceria com a Cosco só foram possíveis pelos investimentos recentes aplicados no Terminal, algo em torno de 150 milhões de reais, que garantiram a modernização dos equipamentos e aplicação de novas tecnologias, fato que nos confere uma operação mais segura, ágil e eficiente.
Green Logistics Summit
Em Outubro acontece o Hydrogen Dialogue Latam, uma parceria entre Guia Marítimo, NürnbergMesse Brasil, Hiria NürnbergMesse e AHK-São Paulo.
O Hydrogen Dialogue Latam, que tem como parte da jornada o Green Logistics Summit, acredita no avanço das tecnologias de hidrogênio verde na América Latina, oferecendo uma plataforma para compartilhar insights, estabelecer parcerias estratégicas e impulsionar a inovação no setor, além das fontes de transição energética por uma matriz mais verde e descarbonização, inclusive, na logística integrada.
O Hydrogen Dialogue Latam e Green Logistics Summit será nos dias 18 e 19 de Outubro, em São Paulo. As inscrições para o evento já estão abertas.

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