Yara Eyde: primeiro navio porta-contêiner movido a amônia limpa
A Yara Clean Ammonia, a North Sea Container Line e a Yara International uniram forças para criar o primeiro navio porta-contêiner do mundo movido a amônia limpa. Batizado de "Yara Eyde", o navio está prestes a fazer história como o primeiro a navegar por uma rota marítima sem emissões entre a Noruega e a Alemanha.
Svein Tore Holsether, Presidente e CEO da Yara International, destaca a importância dessa conquista, afirmando: "Yara Eyde será o primeiro navio porta-contêiner do mundo movido a amônia limpa e é uma colaboração entre setores que possibilita reduções significativas de emissões antes das metas críticas de clima de 2030".
Dado que o transporte marítimo global contribuiu com impressionantes 706 milhões de toneladas de emissões de CO2 no ano passado, esforços colaborativos em cadeias de valor são imperativos para alcançar a ambiciosa meta de 1,5°C até 2030. A Yara International, membro fundador da First Movers Coalition, apoia ativamente o Green Shipping Challenge.
A colaboração entre a Yara International e a Yara Clean Ammonia enfatiza soluções com baixas emissões para setores desafiadores, defendendo a amônia limpa como combustível para embarcações de emissão zero, tanto novas quanto adaptadas.
A Yara Eyde, otimizada para o corredor comercial entre a Noruega e a Alemanha, operará entre Oslo, Porsgrunn, Hamburgo e Bremerhaven. A partir de 2026, as empresas norueguesas terão a oportunidade de negociar seus produtos sem emissões. A Yara International, como proprietária de carga, transportará fertilizantes produzidos em Porsgrunn para a Alemanha, reduzindo assim as emissões do escopo 3 em impressionantes 11.000 toneladas de CO2 anualmente.
Bente Hetland, da North Sea Container Line, destaca a crescente demanda dos proprietários de carga por redução de emissões, afirmando: "A Yara Eyde oferece logística competitiva e sem emissões aos proprietários de carga".
"Para ter sucesso na descarbonização do transporte marítimo, tecnologias de baixas emissões devem ser levadas à escala comercial na próxima década", enfatiza Magnus Krogh Ankarstrand, Presidente da Yara Clean Ammonia. Ele acrescenta: "É imperativo incentivar as transportadoras a escolherem combustíveis de baixo carbono".
A Yara Clean Ammonia AS e a North Sea Container Line AS estão formando uma joint venture para concretizar a Yara Eyde, enquanto o navio será operado pela NCL Oslofjord AS. A joint venture visa se tornar a primeira operadora de linha do mundo a se concentrar exclusivamente em navios contêiner movidos a amônia. A Enova concedeu à Yara Eyde pouco mais de 40 milhões de NOK, e o apoio é decisivo para a implementação bem-sucedida do projeto.
Bente Hetland destaca a importância dessa colaboração, afirmando: "Com nossa herança industrial de nosso principal acionista Elkem, a North Sea Container Line está muito satisfeita em ver Birkeland e Eyde se reunirem para facilitar uma nova revolução industrial."
O transporte marítimo atualmente contribui com aproximadamente 3% das emissões globais de CO2. A adoção de amônia limpa como combustível promete reduzir significativamente as emissões, abrindo caminho para um futuro mais verde e sustentável. Magnus Krogh Ankarstrand conclui: "Este projeto único dá um grande passo em direção às cadeias de abastecimento sem emissões para a Yara e demonstra que a amônia limpa poderá fornecer transporte marítimo eficiente e ecologicamente correto. A Yara Eyde demonstrará a maturidade da amônia como combustível marítimo."
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