Setor logístico acelera expansão e sustentabilidade: novos investimentos, recordes e adaptação global
O setor logístico e portuário vive um momento de intensa transformação, marcado por investimentos em ampliação de capacidade, avanços tecnológicos e políticas voltadas para sustentabilidade e descarbonização. No Brasil e no mundo, empresas ampliam operações enquanto governos e organizações internacionais ajustam marcos regulatórios, exigindo adaptações estratégicas.
Log-In apresenta crescimento histórico e reforça integração logística
A Log-In Logística Integrada divulgou resultados expressivos no primeiro trimestre de 2025. A Receita Operacional Líquida atingiu R$ 683,8 milhões, um crescimento de 10,4% em relação ao mesmo período de 2024. O destaque ficou para a Navegação Costeira, com receita de R$ 462 milhões, impulsionada pelo serviço Feeder, que bateu recorde de R$ 221,1 milhões. O Lucro Líquido foi de R$ 26,5 milhões, salto de 219%.
O volume total transportado somou 194,1 mil TEUs, alta de 24,6%, com destaque para o Feeder, que avançou 48,8%, impulsionado pelo serviço Shuttle Navegantes. A retomada econômica na Argentina também favoreceu as operações no Mercosul, com crescimento de 37% na receita e 17% no volume.
No Terminal Portuário de Vila Velha (TVV), embora o volume tenha registrado leve retração, a produtividade operacional aumentou 48% e o NPS atingiu o melhor nível desde 2022. A empresa também assinou contrato para explorar uma nova área de 70 mil m² no Porto de Vitória, ampliando sua capacidade.
No transporte rodoviário, a empresa segue em reestruturação, com redução nas ocorrências rodoviárias em 40% e operações plenas nos principais portos do país.
A agenda ESG avançou com a frota 17% mais eficiente em consumo de combustível, além de ações sociais como o programa ELLAS e o projeto Comunidade a Bordo.
Porto Itapoá confirma posição de liderança nacional
O Porto Itapoá foi confirmado pela ANTAQ como o segundo maior movimentador de contêineres do Brasil no primeiro trimestre, com mais de 202 mil unidades — um avanço de 37%, bem acima da média nacional de 10%.
Para sustentar esse ritmo, o terminal investe R$ 500 milhões na expansão do pátio, aquisição de novos equipamentos e ampliação do cais. A PPP para dragagem do canal da Baía da Babitonga vai permitir operações com navios de até 366 metros, consolidando a competitividade regional.
APS registra lucro expressivo e reforça eficiência
A Autoridade Portuária de Santos (APS) encerrou abril com lucro líquido de R$ 74,7 milhões e acumulou R$ 70,9 milhões no quadrimestre. Sem o impacto do acordo com o fundo Portus, o lucro teria superado R$ 273 milhões. O resultado financeiro saltou 172% e o EBITDA cresceu 17%.
O desempenho consolidado, incluindo Itajaí, registrou R$ 106 milhões no quadrimestre, refletindo a eficiência das operações e a relevância estratégica da gestão pública portuária.
Exportações avançam com destaque para o agro e novos mercados
O Ceará movimentou US$ 500 milhões em exportações no primeiro quadrimestre, avanço de quase 20%. Produtos como castanha de caju (+132%), cera de carnaúba (+48%) e pescados (+25%) lideraram o crescimento. Estados Unidos, Reino Unido e Países Baixos ampliaram significativamente as compras.
No cenário nacional, o Brasil mantém a liderança global em exportações de carne bovina, mesmo com a imposição de tarifas pelos EUA. O país deve exportar até 3,7 milhões de toneladas em 2025, sustentado por acordos com Japão e Vietnã, que reduzem a dependência do mercado chinês.
Empresas reforçam investimentos em sustentabilidade e inovação
A Svitzer celebrou 10 anos no Brasil com mais de R$ 650 milhões investidos e ampliação para nove portos. A empresa lidera projetos de eletrificação, com sistemas Onshore Power Supply (OPS) que reduzem emissões, além de testes com biodiesel marítimo.
A Mira Transportes consolidou presença no setor farmacêutico com participação inédita na Abradilan Conexão Farma, prospectando 200 novos negócios. A empresa visa ser líder regional no transporte para esse setor estratégico.
PortosRio amplia potencial com interesse chinês
A PortosRio recebeu uma comitiva da Administração Ferroviária da China e da CRRC — maior fabricante mundial de equipamentos ferroviários — para visita técnica ao Porto do Rio de Janeiro. O objetivo foi conhecer a infraestrutura e avaliar potencial logístico para futuras operações de importação de vagões, locomotivas e trilhos.
A visita reforça o interesse internacional e amplia as perspectivas de novas parcerias que consolidem o Porto do Rio como hub logístico estratégico.
VLI atinge recorde de movimentação de açúcar na FCA
A VLI atingiu recorde histórico na safra 2024/2025, com 6,2 milhões de toneladas de açúcar transportadas pela Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), superando desafios climáticos e operacionais.
Soluções inovadoras como socadores pneumáticos, aspersão nos armazéns e tempo de descanso mínimo viabilizaram o desempenho, com destaque para clientes como a Czarnikow, que ampliou em 32% seus carregamentos no Tiplam.
NH3 Spark: projeto inédito visa motores marítimos 100% movidos a amônia
O programa dinamarquês EUDP anunciou o projeto ‘NH3 Spark – FutureFlex’, que visa desenvolver o primeiro motor marítimo dual-fuel, quatro tempos, capaz de operar exclusivamente com amônia, eliminando o uso de combustíveis fósseis.
O consórcio liderado pela MAN Energy Solutions iniciará testes laboratoriais no 3º trimestre de 2025, com validação em escala real na planta de amônia verde da Skovgaard Energy.
Europa ajusta política climática e desafia cadeias logísticas
O Parlamento Europeu aprovou ajustes no Carbon Border Adjustment Mechanism (CBAM), isentando 90% das empresas, mas mantendo 99% das emissões sob controle. A medida busca combater a “fuga de carbono” e igualar condições competitivas, mas exigirá adaptação nas cadeias logísticas globais.
Nota técnica: O CBAM impõe um custo sobre emissões associadas a produtos importados como aço e cimento, impactando decisões estratégicas de fornecedores e operadores logísticos.

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